Exportações da fileira do pinho em 2020

Fev. 19. 2021

De acordo com os dados recentemente divulgados pelo INE, em 2020 as exportações de bens das indústrias florestais alcançaram 4.7 mil milhões de euros, o que representou uma diminuição de 9,9% em relação a 2019.

Esta contração foi semelhante ao conjunto nacional de exportações de bens, que diminuiu 10,2% face a 2019. De acordo com o INE, desde 2009 que as exportações de bens não apresentavam uma variação homóloga negativa.

Na Fileira do Pinho a diminuição da exportação de bens foi ligeiramente menor que a nacional e das restantes indústrias florestais, com uma redução de 7,5%, somando 1.7 mil milhões de euros de exportações no conjunto.

Tratando-se de uma Fileira muito diversificada, verificou-se alguma variabilidade entre subsetores, sendo que os resinosos aumentaram mesmo a exportação de bens em 1,5%.

No mobiliário, o subsetor com maior contributo para as exportações da Fileira do Pinho, verificou-se uma diminuição percentual de -8,8%.

Também nos restantes subsetores a exportação de bens reduziu menos do que o global da economia e as indústrias florestais agregadas, com respetivamente -6,5%, -6,6% e -5,8% na madeira, painéis e papel e embalagem.

O subsetor pellets foi o que teve a diminuição mais acentuada de exportações, com -18%, sendo também o que menor contributo relativo tem para as exportações da Fileira do Pinho.

Em termos relativos, o conjunto das indústrias florestais manteve o seu contributo para a exportação nacional de bens (8,8%) e a Fileira do Pinho manteve a sua importância, com um ligeiro aumento absoluto sem grande expressão em termos percentuais.

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.