Âmbito e Objetivos

O Prémio Centro PINUS - Jornalismo Florestal é promovido pelo Centro PINUS e pretende distinguir o trabalho jornalístico que pela qualidade e originalidade contribua para a reflexão pertinente da temática florestal nacional junto da sociedade civil.

O lançamento da primeira edição ocorreu em 2011 com uma periodicidade bianual. 
O Prémio Centro PINUS - Jornalismo Florestal tem um valor monetário global de 5 000 euros.

DOWNLOAD REGULAMENTO

Júri da 6.ª edição

 
joao-g.jpg

João Gonçalves

Presidente do Centro PINUS

Licenciado em Engenharia de Recursos Florestais e em Gestão e Extensão Agrária com Pós-graduação em Gestão pela Universidade Católica. No seu percurso profissional foi Gestor de Operações Florestais em empresa de prestação de serviços e fornecimento de madeira, foi quadro superior na StoraEnso Celbi como responsável da área de desenvolvimento de operações florestais, logística e transporte e desde 2006, é Diretor Florestal da Europac, agora DS Smith.

ana-l.jpg

Ana Lourenço

Jornalista RTP

Ana Lourenço iniciou a sua carreira jornalística nos rádios piratas, antes de chegar à TSF. Em 1994, estreou-se no "Novo Jornal" da TVI e, em 2000, ingressou na SIC Notícias, onde foi pivô, até 2016. Em 2005, a Casa da Imprensa distinguiu-a como melhor apresentadora de televisão, prémio compartilhado com João Adelino Faria. Em março de 2016 entra para a RTP3, para integrar a equipa de apresentadores do canal.

 
antonio-c.jpg

Augusto Correia

Sindicato dos Jornalistas

Jornalista desde 1995, passou por quase todas as áreas no "Jornal de Notícias", do Desporto, no qual deu os primeiros passos e fez as primeiras "maratonas", ao Internacional e Local. Há mais de uma década no Online, acompanha a mudança acelerada do Mundo e do Jornalismo. Nasceu no Porto, cresceu numa aldeia com os pés no Douro e os olhos na curva do rio, para lá da qual estava a Invicta, onde criou raízes e família.

filipe-s.jpg

Filipe Duarte Santos

Presidente da CNADS

Nasceu em Lisboa em 1942 e é professor catedrático jubilado de Física na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Obteve a licenciatura em Ciências Geofísicas pela Universidade de Lisboa em 1963 e o doutoramento em Física Nuclear Teórica pela Universidade de Londres em 1968.
Tem procurado contribuir para a divulgação das problemáticas do ambiente, do desenvolvimento sustentável e das alterações climáticas antropogénicas. Proferiu mais de 300 palestras e conferências sobre estes temas em Portugal e no estrangeiro. É, desde 2017, Presidente do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável, tendo sido membro deste Conselho entre 1998 e 2017.

 
juri.jpg

Nuno Sequeira

Vogal do Conselho Diretivo ICNF I.P.

É engenheiro florestal, com formação complementar em gestão, e desde 2019 desempenha a  função de vogal do conselho diretivo do ICNF, I.P. responsável pela área da gestão dos fogos  rurais. 
Ao longo dos mais de 30 anos de experiência profissional, desempenhou funções nos vários  níveis de gestão da administração pública, nomeadamente como chefe de serviço do IFADAP,  I.P., diretor regional adjunto da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve, diretor do  Departamento de Controlo do IFAP, I.P, coordenador do Programa para a Rede Rural Nacional,  chefe da Divisão de Gestão Florestal do ICNF, I.P., tendo também sido assessor do Ministro da  Agricultura, Desenvolvimento Rural e das Pescas e adjunto do Secretário de Estado das Florestas  e do Desenvolvimento Rural.

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.