Âmbito e Objetivos

O Prémio Centro PINUS - Jornalismo Florestal é promovido pelo Centro PINUS e pretende distinguir o trabalho jornalístico que pela qualidade e originalidade contribua para a reflexão pertinente da temática florestal nacional junto da sociedade civil.

O lançamento da primeira edição ocorreu em 2011 com uma periodicidade bianual. 
O Prémio Centro PINUS - Jornalismo Florestal tem um valor monetário de 5 000 euros.

DOWNLOAD REGULAMENTO

Júri da 5.ª edição

 
joao-g.jpg

João Gonçalves

Presidente do Centro PINUS

Licenciado em Engenharia de Recursos Florestais e em Gestão e Extensão Agrária com Pós-graduação em Gestão pela Universidade Católica. No seu percurso profissional foi Gestor de Operações Florestais em empresa de prestação de serviços e fornecimento de madeira, foi quadro superior na StoraEnso Celbi como responsável da área de desenvolvimento de operações florestais, logística e transporte e desde 2006, é Diretor Florestal da Europac, agora DS Smith.

ana-l.jpg

Ana Lourenço

Jornalista RTP

Licenciada em Antropologia, Ana Lourenço iniciou a sua carreira jornalística nos rádios piratas, antes de chegar à TSF. Em 1994, estreou-se no "Novo Jornal" da TVI e, em 2000, ingressou na SIC Notícias, onde foi pivô, até 2016. Em 2005, a Casa da Imprensa distinguiu-a como melhor apresentadora de televisão, prémio compartilhado com João Adelino Faria. Em março de 2016 entra para a RTP3, para integrar a equipa de apresentadores do canal.

 
antonio-c.jpg

António Correia

Sindicato dos Jornalistas

Jornalista desde 1995, passou por quase todas as áreas no "Jornal de Notícias", do Desporto, no qual deu os primeiros passos e fez as primeiras "maratonas", ao Internacional e Local. Há mais de uma década no Online, acompanha a mudança acelerada do Mundo e do Jornalismo. Nasceu no Porto, cresceu numa aldeia com os pés no Douro e os olhos na curva do rio, para lá da qual estava a Invicta, onde criou raízes e família.

filipe-s.jpg

Filipe Duarte Santos

Presidente da CNADS

Nasceu em Lisboa em 1942 e é professor catedrático jubilado de Física na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Obteve a licenciatura em Ciências Geofísicas pela Universidade de Lisboa em 1963 e o doutoramento em Física Nuclear Teórica pela Universidade de Londres em 1968.
Tem procurado contribuir para a divulgação das problemáticas do ambiente, do desenvolvimento sustentável e das alterações climáticas antropogénicas. Proferiu mais de 300 palestras e conferências sobre estes temas em Portugal e no estrangeiro. É, desde 2017, Presidente do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável, tendo sido membro deste Conselho entre 1998 e 2017.

 
rui.jpg

Rui Pombo

Conselho Diretivo ICNF I.P.

É licenciado em engenharia florestal pela UTAD, atualmente é Diretor Regional do 
ICNF I.P de Lisboa e Vale do Tejo e membro do Conselho Diretivo deste organismo.
Conta com mais de 20 anos de experiência profissional, tendo desempenhado funções em vários organismos da administração pública, juntou-se em 2010 ICNF I.P onde tem tido
vários cargos de chefia e direção.

   
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.