Âmbito e Objetivos

O Prémio Centro PINUS - Jornalismo Florestal é promovido pelo Centro PINUS e pretende distinguir o trabalho jornalístico que pela qualidade e originalidade contribua para a reflexão pertinente da temática florestal nacional junto da sociedade civil.

A primeira edição ocorreu em 2013 e o prémio tem periodicidade bianual. 
O Prémio Centro PINUS - Jornalismo Florestal tem um valor monetário de 5 000 euros.

DOWNLOAD
 

Júri

claudia-lobo.jpg

Cláudia Lobo

Cláudia Lobo é jornalista profissional há mais de 30 anos. Atualmente diretora das revistas VISÃO História e VISÃO Júnior, foi diretora-adjunta da VISÃO durante 14 anos. Além da imprensa, trabalhou também em rádio e televisão.

 

 

 

francisco-ferreira.jpg

Francisco Ferreira

Francisco Ferreira é professor associado no Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT-NOVA) e investigador do CENSE (Centro de Investigação em Ambiente e Sustentabilidade). 
É licenciado em Engenharia do Ambiente pela FCT-NOVA, mestre por Virginia Tech nos EUA e doutorado pela Universidade Nova de Lisboa. Tem um significativo conjunto de publicações nas áreas da qualidade do ar, alterações climáticas e desenvolvimento sustentável. Foi Presidente da Quercus de 1996 a 2001 e Vice-Presidente entre 2007 e 2011. Foi membro do Conselho Nacional da Água e do Conselho Nacional de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Atualmente é o Presidente da “ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável”, uma organização não-governamental de ambiente com atividade nacional.

 

joao-goncalves.jpg

João Gonçalves

É Diretor Florestal no grupo DS Smith onde é responsável pelo abastecimento de madeira à unidade industrial de Viana do Castelo e pela gestão de património florestal do Grupo. 
Com mais de vinte anos de sólida e vasta experiência no setor florestal, o seu percurso profissional inclui a passagem pela Celbi S.A., onde foi Chefe dos Serviços de Projetos de Desenvolvimento e Logística e a função de Diretor Técnico numa empresa de serviços de silvicultura e exploração florestal. Participou em projetos de investigação, tem várias publicações técnicas e científicas em co-autoria e colaborou pontualmente como docente convidado do ensino superior. Com mais de vinte anos de sólida e vasta experiência no setor florestal, o seu percurso profissional inclui a passagem pela Celbi S.A., onde foi Chefe dos Serviços de Projetos de Desenvolvimento e Logística e a função de Diretor Técnico numa empresa de serviços de silvicultura e exploração florestal. Participou em projetos de investigação, tem várias publicações técnicas e científicas em co-autoria e colaborou pontualmente como docente convidado do ensino superior. É membro do Conselho de Administração da Sociedade Gestora Floresta Atlântica em representação do acionista DS Smith. Concilia atualmente várias funções de dirigente associativo como a de Presidente da Direção do Centro PINUS (Organização que representa a Fileira do Pinho em Portugal) e membro do Conselho de Administração do CBE (Centro da Biomassa para a Energia).

 

jose-manuel-fernandes.jpg

José Manuel Fernandes

Nasci a 7 de Abril de 1957 e sou jornalista desde 1976, passei por vários jornais (Voz do Povo, Expresso) e fui fundador e, mais tarde, director do Público (de 1998 a 2009). 
Escrevi vários livros, nomeadamente O Homem e o Mar, o Litoral Português (Círculo de Leitores/Gradiva), Diálogo em Tempo de Escombros (com D. Manuel Clemente, Pedra da Lua), Liberdade e Informação (Fundação Francisco Manuel dos Santos) e Era Uma Vez a Revolução (Aletheia) e colaboro, como professor convidado, com o Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa.

 

nuno-sequeira.jpg

Nuno Sequeira

É engenheiro florestal, com formação complementar em gestão, e atualmente desempenha a função de vogal do conselho diretivo do ICNF, I.P. 
Com mais de 25 anos de experiência profissional, desempenhou funções nos vários níveis de gestão da administração pública, nomeadamente como diretor regional adjunto da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve, diretor do Departamento de Controlo do IFAP, I.P, coordenador do Programa para a Rede Rural Nacional, chefe da Divisão de Gestão Florestal do ICNF, I.P., tendo também sido assessor do Ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e das Pescas e adjunto do Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural.

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.