O pomar de Chamosinhos - o pinhal-bravo produtor de semente gerido pelo Centro PINUS

 

dcf400cfdb1e1ad5a59e3ea323a6219d9b0bb61d.png

 

Este pomar, com uma área de 3,33 hectares, foi instalado no ano 2000 em Valença do Minho.  Inicialmente foi estabelecido como um ensaio de descendências, com plantas provenientes de 84 famílias* de meios-irmãos das melhores árvores selecionadas por todo o país. 

 

Em 2007 realizaram-se medições que resultaram na seleção das 19 melhores famílias e um desbaste que, nesse mesmo ano,  deixou no terreno apenas essas famílias. Desde então, aguardou-se o desenvolvimento das árvores que permitissem a colheita viável de semente e, em 2022, o Centro Nacional de Sementes Florestais (CENASEF) realizou testes que confirmaram que tinha chegado o momento de realizar a colheita. 254430da-8754-4608-acb8-742f571a7341.jpg

 

Encontram-se em Chamosinhos descendentes das melhores árvores provenientes de vários concelhos, como Ponte de Lima, Macedo de Cavaleiros, Góis, Covilhã ou Idanha-a-Nova e de locais emblemáticos como a Mata Nacional de Leiria.  

 

Este pomar foi o primeiro arrendamento realizado pelo Centro PINUS, um compromisso celebrado com o apoio do Conselho Diretivo do Baldio de Chamosinhos.

 

Através do Pomar de Chamosinhos, em 2023 o Centro PINUS reforça a disponibilidade de planta com melhoramento genético

O ano de 2023 foi um momento histórico para o Pomar de Chamosinhos e para o Centro PINUS. Pela primeira vez,  iniciou-se a colheita dos primeiros “frutos” deste pomar, totalizando no fim da campanha 3,5 toneladas de pinhas colhidas. 

 

Este marco que muito nos orgulha, não teria sido possível sem a parceria com o INIAV, responsável científico do Programa de Melhoramento Genético e deste Pomar, nem sem o apoio do ICNF que, além de ser o gestor das áreas em que estão instalados os ensaios, é o responsável pela colheita, processamento e comercialização da semente, através do CENASEF.  

 

joaopaulocatarina-joaogoncalves.jpgNo dia 6 de fevereiro de 2023, o Secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas, Eng.º João Paulo Catarino visitou o Pomar de Chamosinhos e acompanhou a colheita dos escaladores do CENASEF iniciada um mês antes.  

 

A apresentação pública do Pomar de Chamosinhos, teve a cobertura da imprensa regional e contou com a participação dos parceiros deste projeto, incluindo também o Município de Valença e de outros parceiros locais.

 

Neste PINUS TV, recordamos esse momento de celebração num registo que inclui depoimentos do presidente da Direção do Centro PINUS,  João Gonçalves e do Secretário de Estado com a tutela das florestas. 

 

photo-2023-01-24-16-40-22-2.jpg    Onde posso obter as sementes dos pomares do Centro PINUS?

Se é viveirista ou produtor florestal e quer saber mais sobre as sementes +PINUS, conheça neste video todas as etapas desta semente "qualificada" que permite ganhos genéticos médios de 21% em diâmetro e 12% em altura, o que proporciona um aumento significativo da rentabilidade na produção de pinhal.

 

As sementes dos nossos pomares juntam-se,  agora, à semente produzida no Pomar já existente na Mata Nacional do Escaroupim, em Salvaterra de Magos,  e que foi, até ao 2023, a única semente com essa categoria legal, sendo considerada a “melhor” que existe no nosso país, até à data.


O aumento de disponibilidade de semente “qualificada” de pinheiro-bravo surge num momento em que a falta de semente e a planta é sentida de forma mais acentuada nos últimos anos, tendo-se agravado felizmente, por um bom motivo: o aumento da dinâmica de arborização e rearborização.

 

 

Para mais informações sobre a semente +PINUS contacte: [email protected]

 

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.