Pomar gerido pelo Centro PINUS recebe Secretário de Estado com a tutela das florestas

Fev. 03. 2023

 

O Secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas, João Paulo Catarino, visitou, no dia 6 de fevereiro, o Pomar gerido pelo Centro PINUS, em Valença (Minho) e testemunhou a primeira recolha de semente de pinheiro-bravo neste emblemático pinhal, instalado no ano 2000.

 

Este é um marco histórico para o Centro PINUS e para o setor florestal. O Pomar de Chamosinhos vem disponibilizar semente numa altura em que os produtores e viveiristas são confrontados com a escassez deste recurso com um défice anual estimado de 66,4% das necessidades de (re)arborização. 

 

Para a obtenção de semente, as pinhas são colhidas diretamente na copa das árvores por escaladores do Centro Nacional de Sementes Florestais. Seguidamente, estas serão processadas e comercializadas pelo CENASEF/ICNF. 

 

O Pomar de Chamosinhos reúne os melhores pinheiros de várias regiões do país, incluindo da Mata Nacional de Leiria. Tem o acompanhamento científico do INIAV e o apoio do ICNF e é um dos frutos do Programa de Melhoramento Genético de Pinheiro-Bravo. De acordo com o INIAV, esta semente tem um ganho genético  de 21% em diâmetro e 12% em volume. 

 

A semente aqui produzida passa a ser a segunda, a nível nacional, com a categoria “qualificada”,  que, até à data, era colhida apenas na Mata Nacional do Escaroupim em Salvaterra de Magos. 

 

O Centro PINUS criou a marca “+PINUS” para a semente proveniente dos seus pomares e irá passar a divulgar, anualmente, onde poderá ser adquirida planta produzida com essa semente. 

 

Na sua intervenção, no âmbito da visita ao Pomar de Chamosinhos, João Paulo Catarino destacou a importância desta parceria de mais de vinte anos entre o Centro PINUS, o ICNF e o INIAV.  “Estarmos hoje a colher os frutos de um projeto de longo-prazo parece simples, mas exigiu uma grande resiliência e empenho”. 

 

O Secretário de Estado com a tutela das florestas reconheceu a dificuldade de manter projetos de I&D de longo-prazo, necessários para o setor florestal quando o financiamento público é alocado em quadros de financiamento de curto e médio prazo.

 

O evento teve início com uma apresentação sobre os 23 anos do Pomar de Chamosinhos e com propostas para melhorar a disponibilidade de semente, como a instalação de novos pomares ou a renovação e reforço dos recursos humanos do CENASEF.

 

Esta sessão decorreu no Salão Nobre do município de Valença, parceiro do Centro PINUS na realização desta cerimónia que teve a presença do Secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas, João Paulo Catarino, do Presidente da Câmara de Valença José Manuel Carpinteira, do Presidente do INIAV, Nuno Canada, da Diretora Regional de Conservação da Natureza e das Florestas do Norte Sandra Sarmento e do Presidente do Centro PINUS,  João Gonçalves.

 

Assinalou-se, ainda, neste evento, a presença dos autarcas do município de Valença com os Pelouros da Proteção Civil e do Ambiente, assim como do Primeiro Secretário da CIM Alto Minho , de representantes do SEPNA-Viana do Castelo e da GNR de Valença, do Coordenador Municipal  Proteção Civil de Valença, do Presidente da Junta de Freguesia de S. Pedro da Torre e da Presidente do Conselho Diretivo dos Baldios de Chamosinhos. 

 

Durante a visita, a equipa de escaladores do CENASEF trabalhou lado a lado com uma plataforma elevatória elétrica, contratada pelo Centro PINUS, para demonstrar o potencial deste tipo de equipamentos como solução para a falta de mão-de-obra que também se faz sentir na colheita de semente.  

 

Veja aqui a reportagem no nosso canal de YouTube com depoimentos do Secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas, João Paulo Catarino e do Presidente do Centro PINUS,  João Gonçalves.

Mostramos como é feita a colheita de semente pela equipa do CENASEF e o momento de apadrinhamento de alguns dos pinheiros-bravos deste pinhal gerido pelo Centro PINUS.

 

 

 

 


Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.