O que nos move? |
Existimos porque acreditamos numa floresta melhor, multifuncional e de gestão sustentável, em que o pinheiro-bravo tem um papel único.
O Centro PINUS dedica-se à produção e divulgação de conteúdos de carácter técnico e formativo, com o propósito de ampliar o conhecimento sobre o pinhal-bravo e a Fileira do Pinho.
Pretendemos reforçar, junto da sociedade e do setor, a relevância ambiental, económica e social desta espécie florestal autóctone. Esta árvore pioneira e histórica é parte integrante da identidade cultural do nosso país, acompanha-nos diariamente em diversas aplicações e produtos de pinho.
O pinheiro-bravo representa o maior reservatório de carbono da floresta portuguesa (90,3 Gg CO2e) de acordo com o IFN6, constituíndo um papel incontornável no sequestro e armazenamento de dióxido de carbono.
Em termos sociais e económicos, a Fileira do Pinho representa: 80% dos empregos diretos nas indústrias da Fileira, 53% do VAB das indústrias da Fileira Florestal e 3,1% das exportações nacionais.
Conheça neste vídeo - "Circum navegação do Pinho" - o mundo de oportunidades oferecido pelo pinheiro-bravo.
Siga-nos nas redes sociais (LinkedIn, Facebook, Youtube e Instagram) ou subscreva a nossa Pinusletter.