Novo relatório ECOPINE | BIO

Out. 25. 2023

 

O relatório “ECOPINE | BIO - Síntese do conhecimento sobre biodiversidade em pinhal-bravo” é a nova publicação digital disponibilizada pelo Centro PINUS. 

 

Este trabalho, contratualizado pelo Centro PINUS e com a coordenação da investigadora Paula Maia da Universidade de Aveiro - DBIO-CESAM é a primeira publicação resultante do Projeto ECOPINE,  criado pelo Centro PINUS para caracterizar o pinhal como fornecedor de Serviços do Ecossistema. 

 

O capítulo “Pinheiro-bravo, uma espécie várias florestas” (pág.4) introduz as diferentes tipologias de pinhais existentes em Portugal, que,  traduzindo-se em diferenças na sua riqueza em biodiversidade, têm em comum apresentarem características que favorecem a proteção da vida selvagem, como por exemplo: estrutura irregular, baixa densidade ou a presença frequente de regeneração natural de espécies folhosas. 

 

Um dos principais objetivos do relatório ECOPINE | BIO foi disponibilizar informação sobre o potencial do pinhal-bravo como fornecedor de serviços de proteção de biodiversidade.  Este relatório demonstra que foram identificadas em pinhais nacionais, pelo menos 181 espécies de 9 grupos taxonómicos diferentes, muitas delas raras e ameaçadas.

 

A publicação sugere, ainda, que a biodiversidade em pinhal pode ser muito superior à atualmente conhecida, uma vez que aponta a ausência de estudos em importantes grupos taxonómicos, como invertebrados, líquenes e musgos.  

 

O Centro PINUS considera que a informação reunida neste relatório suporta que o pinhal tem um grande potencial como fornecedor de serviços de biodiversidade, o que se pode reflectir quer em políticas públicas de apoio a certas tipologias de pinhal, quer no enquadramento destes nos mercados voluntários emergentes, muitos deles valorizando, em simultâneo, a biodiversidade e o sequestro e armazenamento de carbono.

 

Complementarmente, o relatório reforça que a paisagem em que o pinhal se insere, nomeadamente a sua diversidade de mosaicos ou a gestão praticada são determinantes para a biodiversidade. Por isso mesmo, o relatório dedica um capítulo a relacionar a gestão florestal com a biodiversidade. 

 

Para os gestores de pinhais, o ECOPINE | BIO enuncia boas práticas que contribuem para aumentar a biodiversidade e proteger a existente. O Centro PINUS ressalva que muitas das práticas promotoras da biodiversidade não exigem investimento, sendo que facilmente se enquadram na “gestão tradicional” do pinhal. 

 

É, disso exemplo, a preservação de algumas rochas ou cepos, ou o “acarinhar” da regeneração natural de outras espécies, que, no futuro, serão uma fonte segura de árvores longevas e de madeira morta. Ou criar uma clareira, aquando de um desbaste, que até pode ser vantajosa para a redução do perigo de incêndio, assim como, beneficiar uma linha de água. 

 

O Centro PINUS enfatiza que independentemente do mercado de serviços de ecossistema estas práticas melhoram a resiliência do pinhal, pelo que a sua implementação é altamente recomendada. Consideramos, ainda, que a implementação de incentivos públicos adequados à pequena propriedade, como por exemplo o Vale Floresta, poderão transformar muitos dos atuais pinhais "nem-nem” – aquém do seu potencial produtivo quer em produtos, quer em serviços – em espaços geridos e com criação de valor compatível com o seu potencial. 

 

Descubra mais sobre a biodiversidade em pinhal nesta reportagem da RTP, emitida no último fim-de-semana, que mostra como o pinheiro-bravo providencia condições de habitat importantes para a conservação de espécies emblemáticas da fauna e flora portuguesas, como a Águia-de-Bonelli (Aquila fasciata) ou a Arméria-das-agulhas (Armeria pinifolia) na área florestal da Companhia das Lezírias.


 

Nos links abaixo disponibilizamos, ainda as apresentações dos oradores do Painel dedicado a Biodiversidade em pinhal-bravo das Jornadas ECOPINE, evento promovido pelo Centro PINUS, no passado mês de setembro, em Coimbra:

 

- "Síntese do conhecimento existente" - Paula Maia, DBIO -CESAM-UA - aqui

 

- "Flora em Pinhais" - Paulo Carvalho Pereira", NBI - Natural Business Inteligence - aqui

 

- "Aves dos pinhais" - Joaquim Teodósio, SPEA - Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves - aqui

 

 

Artigos publicados com base na notícia da Agência Lusa sobre o relatório ECOPINE | BIO:

 

- "Pinheiro-bravo – uma espécie, várias florestas"; in Notícias de Aveiro 

 

- "Relatório procura ajudar a conservar a biodiversidade nos pinhais"; in Greensavers 

 

- Centro PINUS divulga "Síntese do conhecimento sobre biodiversidade em pinhal-bravo"; in Agronegócios 

 

 


Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.