Passeio interpretativo “Pinhal da Praia das Pedras Negras e natureza envolvente”

Mar. 07. 2023

 

Assinalando o Dia Internacional das Florestas, celebrado a 21 de março, o Centro PINUS convida todos os amantes da natureza a participar no passeio interpretativo “Pinhal da Praia das Pedras Negras e natureza envolvente”, agendado para domingo 19 de março, na Mata Nacional de Leiria (Marinha Grande).

 

Esta visita de campo terá duas guias com fortes ligações ao Pinhal do Rei, desde a sua juventude: Anabela Marisa Azul, bióloga e investigadora do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra e Sofia Quaresma, bióloga da Ordem dos Biólogos - Direção Regional Norte.

 

Com duração de três horas (das 10h às 13h) e dificuldade baixa, a atividade divide-se em dois momentos. Terá início no Pinhal da Praia das Pedras Negras, onde serão observadas as interações entre plantas, animais, fungos e bactérias e o meio envolvente, assim como abordado o uso cultural da floresta pela comunidade. 

 

A segunda parte implica uma deslocação de carro de 6 km (ou 10 minutos) até à zona das Dunas do Samouco. Lá inicia-se a descoberta das areias, a sua história e evolução. Convida-se a descobrir a fauna e a flora deste ecossistema costeiro, onde se encontram espécies importantes como a camarinha e ainda se preservam vestígios do samouco, característico da floresta laurissilva.

 

No final, todos os participantes são convidados a trazer a sua merenda e a continuar a desvendar a natureza e outros conhecimentos sobre o Pinhal do Rei, na companhia das guias deste passeio num piquenique na Foz do Rio Lis.

 

A participação é gratuita com inscrição obrigatória, a partir deste link, para recepção do local de encontro. 

 

Programa:

10:00 Ponto de encontro no parque de estacionamento da Praia das Pedras Negras 

10:15 Contexto da atividade e início do passeio

10:30 Ponto 1: Pinhal-Bravo: interações biológicas e uso cultural pela comunidade

Deslocação de carro até segundo ponto

12:00 Ponto 2: Areias de vida, história e evolução na Praia do Samouco

12:30 Reflexões para a preservação dos ecossistemas costeiros

13:00 Fim do passeio

Piquenique na Foz do Rio Lis (opcional e a cargo do participante)

 

Este evento tem o apoio do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra, da Ordem dos Biólogos - Direção Regional Norte, do ICNF e do município da Marinha Grande.

 

 


Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.