indicadores-2023-site.jpg

A Fileira do Pinho em 2022

Na 8.ª edição digital anual "Indicadores da Fileira", o Centro PINUS introduz um mapa de “Investimento público” (PDR2020) que evidencia as desigualdades territoriais na atribuição de apoios. Destaca-se, ainda, a evolução das Unidades de Gestão Agrupada e o aumento das cotações nacionais da madeira de pinho e da resina. 

Download

indicadores-2021-site.jpg

A Fileira do Pinho em 2021

Na 7ª edição digital anual “Indicadores da Fileira”, o Centro PINUS destaca o desfasamento entre a tendência dos indicadores florestais e industriais, mas também o ano em que as exportações da Fileira atingiram valores recorde.

Download
indicadores-2020-site.jpg

A Fileira do Pinho em 2020

Na 6ª edição digital anual “Indicadores da Fileira”, o Centro PINUS destaca a “grande resiliência” do sector florestal e da Fileira do Pinho num ano marcado pelo impacto económico e social da pandemia de COVID-19.

Download
indicadores-2019.jpg

A Fileira do Pinho em 2019

A principal novidade desde a última edição foi a publicação integral da 6ª atualização do Inventário Florestal Nacional, pelo que encontrarão mais indicadores florestais.

Download
indicadores-2018.jpg

A Fileira do Pinho em 2018

Para os indicadores florestais, esta é a primeira edição que coincide com a divulgação dos resultados de um Inventário Florestal Nacional, neste caso a 6.a atualização, em que o ano de referência é 2015.

Download
indicadores-2017.jpg

A Fileira do Pinho em 2017

Entre os indicadores habitualmente apresentados, os incêndios de 2017 manifestam-se ainda apenas no consumo de madeira, que diminuiu ligeiramente devido à suspensão da laboração de algumas indústrias afetadas pelos incêndios.

Download
indicadores-2016.jpg

A Fileira do Pinho em 2016

Para os indicadores florestais que dependem da atualização do In- ventário Florestal Nacional, optou-se por focar anualmente informa- ção distinta, já que a atualização é mais espaçada.

Download
indicadores-2015.jpg

A Fileira do Pinho em 2015

Os indicadores apresentados foram selecionados entre a informação disponível, pelo seu interesse para a caracterização da Fileira. Foi um desafio resumir num formato sintético informação tão vasta e complexa, mas acreditamos no poder da simplicidade.

Download
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.