Centro PINUS dá a conhecer a biodiversidade do pinhal

Mai. 19. 2022

 

Dos fungos e microrganismos aos mamíferos de grande porte, a biodiversidade é uma das maiores riquezas que podemos ter no planeta. E no próximo domingo, 22 de maio - Dia Internacional da Biodiversidade, a celebração é mundial!

 

Para assinalar a efeméride, o Centro PINUS guardou para esse dia a estreia de um novo vídeo da "PINUS TV" sobre a vida selvagem que encontra, geralmente, abrigo e alimento nos pinhais portugueses e que o (a) convidamos a assistir aqui.

 

Victor Bandeira, investigador do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro e do CESAM, apresenta-nos algumas das espécies da fauna autóctone que podem ser avistadas no Pinhal das Dunas de São Jacinto, mas que são uma presença em outras florestas de pinho.

 

Deixamos algumas das aprendizagens que ficaram da visita que fizemos ao local com um grupo de professores e de alunos do Agrupamento Escolar da Murtosa, no dia 21 de março:

 

- a existência de algumas árvores mortas é importante para a biodiversidade, ao proporcionarem alimento e habitat para várias espécies de insetos e fungos;

 

- os troncos caídos no solo são um refúgio importante para alguns anfíbios que não sobreviveriam de outro modo, já que a sua pele nua os torna muito vulneráveis;

 

- no estrato arbustivo dos pinhais costeiros podemos encontrar espécies características destes ambientes, como a camarinha (Corema album). Durante a visita, a investigadora Paula Maia ensinou a identificar os indivíduos masculinos e femininos, sendo que os últimos produzem um fruto muito importante na alimentação de várias espécies da fauna, mas também apreciado pelos humanos. 

 

Assista, a partir deste link, à reportagem completa da visita de campo à Reserva Natural das Dunas de São Jacinto no canal de Youtube do Centro PINUS.

 

 

 


Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.