Centro PINUS inaugura a rubrica “PINUS TV”

Mar. 29. 2022

 

De forma a recordar e a partilhar os momentos da saída de campo “À descoberta dos anfíbios e da biodiversidade do pinhal”, a equipa de comunicação do Centro PINUS recolheu imagens e entrevistas da iniciativa que pretendeu assinalar o “Dia Internacional das Florestas”, no passado dia 21 de março de 2022. 

 

Esta reportagem marca o lançamento da rubrica PINUS TV no canal de YouTube do Centro PINUS que, irá divulgar conteúdos sobre as nossas iniciativas e atividades da Fileira do Pinho. O vídeo acompanha a visita de 22 alunos de duas turmas do 5.º ano da Escola EBI da Torreira (Agrupamento Escolar da Murtosa) à Reserva Natural das Dunas de São Jacinto (RNDSJ), uma área protegida gerida pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, situada na Ria de Aveiro. 

 

A visita foi acompanhada por Susana Carneiro, Diretora Executiva do Centro PINUS e conduzida pelos investigadores do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro e do CESAM, Paula Maia e Victor Bandeira, que iniciaram a atividade no Centro Interpretativo da RNDSJ onde foi feito o enquadramento desta paisagem dunar.

 

Seguiu-se uma caminhada pelo trilho sinalizado que atravessa o pinhal, instalado em finais do século XIX, com o objetivo de estabilizar as areias e proteger os terrenos do avanço do mar.

 

Com o contributo destes investigadores, foi possível observar diferentes comunidades de plantas e encontrar vestígios da fauna que habita o pinhal, compreender as características e a vulnerabilidade dos anfíbios que dependem deste ecossistema florestal e, ainda, identificar a idade de um pinheiro-bravo jovem, observando a sua estrutura e detalhes de ramificação, entre outras curiosidades.

 

O Centro PINUS agradece a todos os participantes o envolvimento e colaboração que permitiu a realização desta atividade, nomeadamente aos investigadores da Universidade de Aveiro, ao ICNF, ao Agrupamento Escolar da Murtosa e à Câmara Municipal da Murtosa pela cedência do transporte aos alunos.  

 

Se desejar visitar o Centro Interpretativo e a Reserva Natural das Dunas de São Jacinto contacte o ICNF através deste link.

 

Veja a primeira rubrica da PINUS TV aqui. 

 


Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.