Vales Floresta: candidaturas começam amanhã

Set. 27. 2023

 

Amanhã, dia 28 de setembro, terá início o período de apresentação de candidaturas ao projeto-piloto Vales Floresta, cujo Aviso pode ser consultado aqui. 

 

Recentemente foi divulgada informação sobre o projeto piloto Vales Floresta no site do Fundo Ambiental e hoje foi publicado o Aviso n.º 18593/2023 em Diário da República. 

 

Trata-se de um apoio simplificado concebido para pequenos proprietários. O Centro PINUS tem defendido publicamente e com propostas concretas como esta, a criação deste tipo de medidas como estratégia de incentivo da gestão, a par do investimento na gestão agregada

 

Com uma dotação de 3 milhões de euros, este projeto-piloto tem o potencial de demonstrar a capacidade de os incentivos públicos fomentarem a gestão, se adequados às necessidades e perfis dos proprietários.  

 

De forma simplificada, os vales têm um valor de 600 € (seiscentos euros) por hectare, até ao limite de 10 hectares por beneficiário, sem limite do número de parcelas. 

 

Este apoio dirige-se à gestão florestal sendo possível, no caso de pinhais, reduzir a vegetação espontânea ou gerir a regeneração natural, entre outras ações.  

 

Os proprietários que receberem esta ajuda assumem, por 5 anos, um compromisso de manutenção das suas propriedades numa situação que reduz os riscos de incêndio e sanitários. 

 

Os povoamentos florestais a beneficiar devem estar localizados nos territórios vulneráveis delimitados na Portaria n.º 301/2020, de 24 de dezembro.

 

As candidaturas decorrerão até ser esgotada a dotação financeira disponível. Assim, é importante que os interessados se apressem a apresentar as suas candidaturas. 

 

 

 


Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.