Já em distribuição, o “PINUSPRESS” N.º 56, Edição de Inverno

Mar. 01. 2023

 

No “PINUSPRESS” N.º56 - edição de inverno, celebramos um momento histórico para o Centro PINUS e que é também um contributo para a sustentabilidade da floresta portuguesa. 

 

Contamos a história do Pomar de Chamosinhos. Entre janeiro e fevereiro deste ano, teve início a primeira colheita de semente mais produtiva e que vai permitir a arborização de novas áreas de pinhal-bravo. Esta campanha reuniu 3,5 toneladas de pinha, o que segundo a nossa estimativa dará plantas suficientes para arborizar 1 592,5 hectares.

 

Instalado há 23 anos no norte do país, em Valença, este Pomar tem tido o acompanhamento científico do INIAV. Agora, algumas das suas árvores têm padrinhos especiais, como o Secretário de Estado com a tutela das Florestas, João Paulo Catarino, que visitou o local em fevereiro e acompanhou o trabalho dos escaladores do CENASEF. 

 

Neste PINUSPRESS destacamos, ainda, o novo Barómetro de Investimento Florestal com dados de 2022 e que permite acompanhar o cumprimento das metas políticas do setor florestal. Este indicador resultou da parceria iniciada com a ZERO - Associação Sistema Terrestre Sustentável no projeto ForestWatch e será atualizado anualmente num compromisso assumido conjuntamente com a ONGA.

 

Leia estas e mais notícias na cópia digital do PINUSPRESS56 aqui. 

 

O boletim em papel do Centro PINUS é uma publicação gratuita trimestral que disponibiliza informação exclusiva sobre a Fileira do Pinho. Convidamos a conhecer as edições de anos anteriores aqui.

 

Receba o seu exemplar gratuitamente pelo correio. Faça o seu pedido com a morada de envio para: [email protected].

 

A edição do PINUSPRESS56 teve o financiamento do PDR2020.

 

 


Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.