Barómetro de Investimento Florestal: comunicado conjunto Centro PINUS e ZERO

Jan. 30. 2023

 

O Centro PINUS e a ZERO - Associação Sistema Terrestre Sustentável enviaram um comunicado conjunto à comunicação social com os principais resultados do Barómetro de Investimento Florestal que pode consultar aqui, baseado em 4 indicadores baseados na informação pública existente e que permite acompanhar, de forma simples, o cumprimento de um conjunto de objetivos da política florestal.

Este índice estatístico foi apresentado no contexto do último webinar do projeto ForestWatch "Investimento colaborativo em Territórios Rurais".

 

Nesta primeira análise, o valor do barómetro de investimento é de 0.33, fruto de uma evolução que, no último ano, acabou por ser ligeiramente positiva em todos os indicadores, mas demonstrativa de que ainda existe um longo caminho a percorrer até que o investimento na floresta seja suficiente para alcançar as metas políticas definidas.

 

Apesar da expressão territorial da floresta no nosso país, apenas 6% da verba total do PDR2020 (Plano de Desenvolvimento Rural) em 2022 foi destinada às medidas mais importantes para o investimento florestal. E a execução financeira destas medidas também foi inferior à global do referido programa (48% face a 78%).

 

A rearborização de pinheiro-bravo registou 9 364 hectares (ha) em 2021 e ultrapassou a área considerada necessária para repor a área perdida, que em 2020 tinha sido apenas de 1 709 ha. No entanto, mais urgente do que rearborizar, é gerir a regeneração natural que se segue aos incêndios. Apesar destas intervenções decorrerem geralmente com o apoio de financiamento público, os programas financiadores, com destaque para o PDR2020, não dispõem de informação de execução por espécie, um contrassenso quando existem metas políticas por espécie. 

 

O barómetro revela que em 2021 foram arborizados 1 964 ha com espécies com menor representatividade territorial (que não eucaliptos, sobreiro e pinheiro-bravo), o que representou 33% da meta definida no Roteiro Nacional para a Neutralidade Carbónica em 2050. O pinheiro-manso representou 48% desse valor. Esperava-se uma maior aposta na arborização com outras espécies autóctones que não o pinheiro-bravo, o sobreiro e mesmo o pinheiro-manso, mas tal parece não estar a acontecer.

 

No comunicado, ambas as associações reconhecem uma evolução positiva na cultura de prestação de contas pelos organismos públicos, nomeadamente da AGIF, que no último relatório anual reconhecia a execução de 88 058 ha de gestão de combustíveis em 2021, valor muito aquém da meta de 250 000 ha/ano até 2030.  Estas ações de gestão da vegetação foram incluídas no barómetro porque contribuem indiretamente para incentivar e salvaguardar o investimento florestal pela diminuição do risco de incêndio.

 

Do comunicado conjunto, enviado pelo Centro e pela ZERO à comunicação social, resultaram 25 notícias sobre os resultados do novo Barómetro de Investimento Florestal:

 

- Investimento na floresta com evolução positiva mas insuficiente; in LUSA online (exclusivo subscritóres), Jornal de Notícias edição impressa (pág. 12) ; Visão online, Notícias ao Minuto online, Sapo online, Agroportal/LUSA online, Dinheiro Vivo online, Diário do Minho online, O Minho online, Rádio Universitária do Minho online, Jornal de Abrantes online, Diário Viseu online, Antena Livre online, O Digital online, Ímpala online, O Jornal Económico online, Mundo Atual online, On Centro online

 

- Indicadores de Barómetro Florestal 2023: recuperação do pinheiro-bravo; in Notícias de Aveiro online

 

- Investimento na floresta com evolução insuficiente em 2021; in Correio da Manhã (pág. 24), Diário de Aveiro edição impressa (pág.16), Diário de Coimbra edição impressa (pág.18), Diário de Leiria edição impressa (pág.14), Diário Viseu edição impressa (pág. 17) 

 

- ZERO e Centro PINUS lançam novo Barómetro de Investimento Florestal; in Agroportal online

 

 A ZERO e o Centro PINUS exigem uma melhor monitorização das políticas públicas, tendo como um pré-requisito indispensável para as avaliar e, se necessário, ajustar, a existência dados fiáveis.

 

O Barómetro de Investimento Florestal continuará a ser atualizado anualmente, um compromisso assumido pelo Centro PINUS e pela ZERO, parceiros no projeto ForestWatch que conta com o apoio do Programa Cidadãos Ativ@s, financiado pela Islândia, Liechtenstein e Noruega, sendo gerido em Portugal pela Fundação Calouste Gulbenkian, em consórcio com a Fundação Bissaya Barreto.

 

#CidadaosAtivos #EEAGrantsPT #EEAGrants

 

 


Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.