As oportunidades profissionais oferecidas pela Fileira do Pinho

Abr. 21. 2023

 

A convite da Associação de Estudantes do Instituto Superior de Agronomia, o Centro PINUS deu a conhecer no dia 19 de abril, nas instalações deste seu associado com sede na Tapada da Ajuda em Lisboa, as saídas profissionais oferecidas pela Fileira do Pinho aos estudantes da Licenciatura e Mestrado em Engenharia Florestal e Gestão dos Recursos Naturais.

 

Pelo stand do Centro PINUS passaram entre 30 a 40 alunos destes cursos. Os recém chegados à universidade mostraram ainda algum desconhecimento sobre a Fileira e revelaram interesse em conhecer melhor a multifuncionalidade desta, assim como, em participar em mais visitas de campo.  Já os finalistas, transpareceram indecisão sobre que rumo profissional escolher ou mesmo sobre se ainda iriam continuar o percurso académico, de modo a adquirir e a aprofundar conhecimentos. 

 

Tivemos também a presença da Sonae ARAUCO e da Carmo Wood, nossos associados empresariais de transformação de madeira, que conversaram com os alunos sobre a procura de mão-de-obra especializada no setor florestal e as inúmeras oportunidades de futuro oferecidas pelo pinhal-bravo e que são tão diversificadas quanto a Fileira do Pinho.

 

Para os estudantes ou graduados na área florestal que tenham interesse em conhecer e adquirir experiência profissional na Fileira do Pinho, alguns dos associados do Centro PINUS promovem Estágios Curriculares e de Verão, bem como, Programas de Talento Jovem como os que pode conhecer aqui no site da Sonae ARAUCO. 

 

Consulte neste link, a lista de associados do Centro PINUS e os respectivos contactos. 

 

Sabia que? A Fileira do Pinho possui uma elevada relevância em termos de emprego na transformação de madeira, representando 56.588 postos de trabalho e 8.316 empresas com localização sobretudo no interior do País, contribuindo para a fixação e rendimento das populações.

 

Representa, respetivamente, 80% dos empregos e 88% das empresas da Fileira Florestal e ainda 54% do VAB (Indicadores da Fileira do Pinho 2021, com base em INE, 2020).


 

 


Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.