CASCA DE PINHEIRO-BRAVO NA MIRA DA CIÊNCIA

Nov. 08. 2021

Casca de pinheiro-bravo pode favorecer o desenvolvimento de produtos de charcutaria mais saudáveis e ricos em antioxidantes.

O Centro PINUS tem vindo a apoiar os investigadores do projeto PICAR* na recolha de amostras de casca de pinheiro-bravo para o estudo das propriedades dos extratos do córtex de pinheiro-bravo na cura de enchidos tradicionais.

A investigação decorre até 2023 e centra-se nas propriedades antioxidantes e antimicrobianas dos extratos polifenólicos da casca de pinheiro que podem permitir uma maior conservação dos produtos alimentares de charcutaria. 
Ao mesmo tempo, estuda-se o potencial da biodisponibilidade desses compostos na compensação das perdas de polifenóis, as substâncias antioxidantes, durante a digestão de alimentos.

O projeto PICAR - Funcionalização de produtos cárneos curados com extratos de córtex de pinheiro-bravo do Minho - é promovido pela empresa Minhofumeiro e tem como copromotores o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (CISAS-IPVC), o Instituto Politécnico de Leiria e o Instituto Politécnico de Bragança.
 

Saiba mais sobre o projeto aqui.


Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.