DISPONÍVEIS ONLINE - GRAVAÇÃO E APRESENTAÇÕES DO WEBINAR "FINANCIAMENTO DE FLORESTA AUTÓCTONE"

Fev. 25. 2022

 

No passado dia 24 de fevereiro, decorreu o segundo Webinar do projeto ForestWatch dedicado ao tema “Financiamento de Floresta Autóctone”, co-promovido pelo Centro PINUS e pela ZERO (Associação Sistema Terrestre Sustentável).

 

O evento arrancou com Susana Carneiro e Pedro Teixeira, do Centro PINUS, a apresentarem os mais recentes dados relativos às medidas que apoiam ações de gestão florestal no PDR2020, destacando as evidências de que os pequenos produtores se encontram excluídos, como o facto de apenas 5% das candidaturas contratualizadas preverem um investimento inferior a 3000 euros.

 

O orador da ZERO, Nuno Forner, apresentou o futuro PEPAC expondo as poucas diferenças que existem em relação ao atual PDR2020, o que antevê a manutenção da situação actual.

 

Na sua comunicação “Cobertura territorial da PAC”, Miguel Viegas revelou dados inéditos de um trabalho conjunto com Francisco Cordovil, que mostram como, ao longo dos anos, certas regiões do norte e centro são excluídas das verbas provenientes da Política Agrícola Comum, sendo também as mais afetadas pelos incêndios. 

 

Por último, Rui Rosmaninho, Diretor do Departamento de Gestão de Áreas Florestais Públicas do ICNF, apresentou o investimento que aquele organismo tem realizado nas áreas sob sua gestão, de que são exemplos a intervenção em  4384 ha de regeneração natural entre 2022 e 2025 ou a arborização e rearborização de 3 326 ha entre 2018 e 2022.   

 

O Webinar contou com 408 participantes, entre os quais representantes de empresas, organizações de produtores florestais, organismos da administração pública central e local,  canais de comunicação sectoriais e Instituições de Ensino Superior e Entidades de I&D, entre outros.

 

Para os que não tiveram oportunidade de participar, ou quiserem rever, a gravação encontra-se disponível aqui no canal de Youtube do Centro PINUS e ficará também disponível no Youtube da ZERO.

 

Pode fazer download das apresentações disponibilizadas pelos oradores nos seguintes links:

 

- Investimento em floresta autóctone no norte e centro do país

Pedro Teixeira e Susana Carneiro, Centro PINUS

 

- Investimento futuro: o que esperar do PEPAC

Nuno Forner, ZERO

 

- Cobertura territorial da PAC

Miguel Viegas, Universidade de Aveiro

 

- Investimento em áreas sob gestão do ICNF 

Rui Rosmaninho, ICNF

 

Subscreva  a newsletter do Centro PINUS e fique a par das principais notícias da Fileira do Pinho e dos próximos webinars em www.centropinus.org  

 

 


Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.