Exportações da Fileira do Pinho atingem novo recorde em 2021

Mar. 14. 2022

 

De acordo com os mais recentes indicadores de Comércio Internacional do INE, as exportações da Fileira do Pinho alcançaram um valor recorde de 2,2 mil milhões de euros em 2021.

 

As exportações tiveram uma subida de 437 milhões de euros, o equivalente a um aumento de 25%, em relação a 2020. Esta evolução superou ligeiramente a tendência nacional, em que as exportações de bens aumentaram 18% (9,7 mil milhões de euros) no mesmo período. 

 

Estes resultados da Fileira do Pinho revelam, parcialmente,  a recuperação de vendas ao exterior relativamente ao ano anterior, em que se assistiu a uma diminuição de 140 milhões de euros (-7,5%) em 2020. Para este crescimento contribuiu o contexto de aumento da procura de madeira e da resina natural como materiais sustentáveis, o aumento generalizado dos preços e o crescimento do mercado de construção e DIY (do-it-yourself).

 

subsetor mobiliário continuou a ser o que mais exporta, totalizando em 2021, mais de 794 M€ (17%).

 

Destaca-se a evolução nos subsetores resina com um aumento de 62% nas exportações, assim como, no subsetor pasta e papel de embalagem (+37%). Também nos subsetores madeira e painéis, a tendência foi de crescimento com 29% e 27%, respetivamente.

 

Em contrapartida, o subsetor pellets foi o único com uma redução de -17%, semelhante à contração de 19% verificada em 2020. Este é também o subsetor que menos contributo relativo teve para as exportações da Fileira do Pinho em 2021.

 

A Fileira do Pinho representou, no último ano, 3,4% do total das exportações nacionais de bens e 38% das exportações das indústrias da Fileira Florestal. 

 

Reveja, a partir deste link, os Indicadores da Fileira do Pinho em 2020.

 

Leia aqui a notícia sobre as exportações da Fileira do Pinho em 2021 publicada no jornal online Dinheiro Vivo. 

 


Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.