PINUS TV: “A gestão agrupada é fundamental na valorização da floresta”

Set. 28. 2022

 

Em entrevista à PINUS TV, Albano Álvares e Ângelo Teixeira, respetivamente presidente e técnico florestal,  partilham a experiência da CAPOLIB - Cooperativa Agro Rural de Boticas -, na gestão de várias unidades de baldio na perspetiva da valorização da floresta, em que o pinheiro-bravo tem um papel central na multifuncionalidade da paisagem.

 

Esta multifuncionalidade integra pastoreio e produção florestal, incluindo lenho, resina, cogumelos e apicultura como principais alavancas de uma oferta de produtos regionais únicos, em que se lembra como o turismo ecológico e de aldeia, juntamente, com os serviços do ecossistema são atividades com grande potencial para a região. 

 

Graças ao efeito de escala, na venda de madeira é possível criar lotes que garantem o encaminhamento para o uso que garante um maior valor acrescentado.  A aposta estratégica na floresta reflete-se numa maior dinâmica na região, de que é exemplo a instalação de uma nova serração, permitindo a criação de 23 postos de trabalho num território que luta contra o despovoamento. 

 

Complementarmente, Teresa Fidalgo Fonseca, docente da UTAD, dá a conhecer os resultados de investigação que indicam que o agrupamento favorece a sustentabilidade do território, a longo-prazo.

 

A entrevista está disponível aqui no canal de YouTube do Centro PINUS.

 

Aproveite para (re)ver a vídeo reportagem sobre a saída de campo “A gestão de pinheiro-bravo", neste link.

 

Este agrupamento de baldios é um dos 18 existentes em 2021, abrangendo 120 674 hectares.

 

Reveja os indicadores de gestão agrupada na mais recente edição dos “Indicadores da Fileira do Pinho 2021”, disponível aqui.

 

 

 


Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.