Programa de agricultura da RTP2 dá a conhecer a Fileira do Pinho

Abr. 06. 2023

 

Recentemente, a Fileira do Pinho esteve em destaque em dois episódios do “Faça Chuva, Faça Sol”, programa de agricultura transmitido aos sábados pelas 18h30, na RTP2.  Se ainda não teve oportunidade de os visualizar, aproveite a pausa da Páscoa para o fazer.


No episódio que disponibilizamos aqui no nosso canal de YouTube, o programa visita as unidades de transformação da MADECA, um associado empresarial do Centro PINUS que se dedica à valorização da madeira de pinho há três gerações, empregando mais de 160 pessoas. João Verdasca, Presidente do Conselho de Administração da MADECA, faz uma visita guiada que começa na serração, mostra o aproveitamento de subprodutos como a casca de pinheiro-bravo, o serrim e a estilha e dá a conhecer a unidade de fabrico automatizado de paletes.

 

Já noutro programa, a que pode assistir aqui, o “Faça Chuva, Faça Sol”, destaca a Fileira do Pinho e entrevista o Centro PINUS, representado por João Gonçalves, presidente da Direção e por Susana Carneiro, Diretora Executiva. Refere-se a importância económica, social e ambiental do pinhal-bravo que é um dos mais importantes reservatórios de carbono da floresta portuguesa e representa 80% dos empregos e 88% das empresas de transformação do setor florestal.

 

Também participam neste programa, os nossos associados Carmo Wood e BALADI que dão a conhecer, respetivamente, o apoio prestado aos produtores florestais em ações de desbaste com vantagens na obtenção de receitas periódicas e o retorno social e económico da multifuncionalidade do pinheiro-bravo para as comunidades rurais dos baldios.

 

Através destas reportagens, o programa procurou mostrar a multifuncionalidade e as oportunidades de valorização da Fileira, desde a produção florestal e o impacto positivo nos territórios rurais, às unidades de transformação. É referido que do pinheiro-bravo “nada se perde e tudo se transforma” e demonstra-se., como exemplo, a interligação das várias unidades de transformação, nomeadamente com a aplicação do princípio do uso em cascata e do modelo de economia circular. 

 

Complementarmente, apresentam-se alguns dos produtos e subprodutos de alto valor acrescentado e de ampla utilização no nosso dia-a-dia provenientes do pinhal-bravo, tais como, a madeira para construção e mobiliário, o papel de embalagem, os painéis de madeira, as paletes, os postes de pinho tratado para agricultura e telecomunicações entre outras aplicações, ou a resina.

 

 


Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.