Projeto piloto de Inventário Florestal com LiDAR

Jul. 06. 2021

Foram recentemente divulgados os principais resultados de um projeto piloto de Inventário Florestal com tecnologia LiDAR e imagens de satélite de alta resolução promovido pela AGRESTA em parceria com o Centro PINUS e a Baladi.

 

Este projeto abrangeu uma área de estudo de 12.900 hectares entre os municípios de Mondim de Basto, Amarante e Celorico de Basto.

 

Os resultados apresentados, apesar de ainda provisórios, demonstraram o enorme potencial destas tecnologias no fornecimento de informação relativa à ocupação de espécies, alterações de ocupação, volume ou áreas estratégicas para ações de prevenção de incêndios, entre outras funcionalidades.

 

A participação na reunião decorreu por convite para permitir uma discussão alargada dos resultados e contou com 21 participantes, representantes das principais entidades que poderão utilizar estas tecnologias com destaque para o ICNF e a DGT e também comunidades intermunicipais e organizações de produtores florestais.

A gravação da reunião está disponível aqui.

A apresentação de suporte está disponível aqui.


Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.