Sementes "+PINUS" perto de chegar aos produtores florestais

Abr. 28. 2023

 

Existem novidades sobre os primeiros "frutos" do Pomar de Chamosinhos. Nas instalações do Centro Nacional de Sementes Florestais (CENASEF), em Amarante, decorre a fase de processamento das pinhas colhidas (3,5 toneladas), entre janeiro e fevereiro, pelos escaladores desta unidade única no país, gerida pelo ICNF.

 

Depois das pinhas abrirem em estufa, é-lhes extraído o penisco que, posteriormente, será limpo até a semente ficar pronta a ser armazenada.

 

Provenientes do pinhal produtor de semente, gerido pelo Centro PINUS em Valença, estas sementes que resultam do Programa de Melhoramento Genético de Pinheiro-Bravo passam a ser as segundas, a nível nacional, com a categoria "qualificada" e poderão ser adquiridas por viveiristas e serem usadas já na próxima campanha de plantação.

 

Estas sementes provém do cruzamento dos melhores exemplares de pinheiro-bravo de todo o país, incluindo de locais emblemáticos, como a Mata Nacional de Leiria.

 

O potencial das futuras plantas são do interesse dos produtores florestais, ao permitirem ganhos genéticos médios de 21% em diâmetro e 12% em altura, o que proporciona um aumento significativo da rentabilidade na produção de pinhal.

 

Onde posso obter esta semente?

A comercialização será feita pelo CENASEF - Centro Nacional de Sementes Florestais com a categoria “qualificada”. O Centro PINUS criou a marca “+PINUS” para a semente proveniente dos seus pomares e irá passar a divulgar, anualmente, onde poderá ser adquirida planta produzida com essa semente. Esteja atento!

 

Saiba mais sobre o Pomar de Chamosinhos na última edição do boletim informativo do Centro PINUS, o PINUSPRESS n.º56 aqui

 

Agradecemos à Eng. Goreti Sampaio do CENASEF a cedência das imagens.

 

 


Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.