Impacto das centrais solares na floresta: veja a reportagem com o Centro PINUS

Mar. 29. 2022

 

O Centro PINUS participou no magazine de ambiente Biosfera (RTP2) e deu o seu parecer relativamente ao impacto da instalação de centrais fotovoltaicas em zonas de floresta.


Na reportagem, o Centro PINUS manifesta a sua preocupação com o facto de, apenas em 7 meses e com base na consulta pública das Avaliações de Impacto Ambiental, ter identificado a desflorestação potencial de uma área superior a 1 500 hectares.  

 

O Centro PINUS destaca a importante função da floresta como sumidouro de carbono, assim como, o seu contributo na mitigação das alterações climáticas e alerta para a incoerência da desflorestação justificada pela redução de emissões de gases com efeitos de estufa. 

 

“Vivemos um cenário de emergência climática e precisamos de, em muito pouco tempo, ter resultados para reverter a situação em que estamos. E não temos tempo para perder a floresta que já existe e começar de novo. É importante encontrar alternativas e preservar a floresta que temos”, reforça Susana Carneiro no programa Biosfera. 

 

Reunimos aqui e aqui alguns dos excertos da entrevista de Susana Carneiro, Diretora Executiva do Centro PINUS.  Ambos os vídeos estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

 

Disponível, a partir deste link da RTP Play, o programa completo do episódio do Biosfera “Custo da Transição Energética: Energias Renováveis”.

 

Recordamos, ainda, que a presença do Nemátodo da Madeira do Pinheiro não significa que o pinhal da zona implicada na reportagem (Freguesia do Couto em Viseu) estivesse condenado, existindo conhecimentos técnicos e científicos para controlar esta doença. Sugerimos a visualização deste filme e a consulta desta edição técnica. 

 

 


Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.