Centro PINUS apresenta os riscos do PEPAC para a floresta portuguesa no programa Biosfera

Fev. 09. 2022

 

No seguimento do comunicado “PEPAC longe de apoiar a floresta”, o Centro PINUS foi contactado pelo Biosfera (RTP2) para participar num programa sobre as implicações do PEPAC entregue pelo Governo português à Comissão Europeia. 

 

Com o apoio da OFA -  Organização Florestal Atlantis, acompanhámos a equipa de reportagem do Biosfera numa zona de pinhal em Cantanhede. Esta localidade foi escolhida por constituir um exemplo da realidade da propriedade florestal que existe no norte e centro do país, ou seja, maioritariamente, parcelas de pequena dimensão e por, existindo gestão ativa por alguns proprietários, serem visíveis as diferenças entre elas. 

 

Neste concelho não houve uma única candidatura contratualizada no PDR2020 com proprietários privados, desde o início da execução deste programa e, dificilmente, existirá no contexto da nova PAC. O mesmo acontece noutras regiões de minifúndio, pois a dificuldade dos proprietários no acesso a apoios públicos destinados à gestão florestal tem sido, gradualmente, um desincentivo à implementação de ações de arborização e de gestão dos seus povoamentos com recurso a verbas públicas. 

 

Esta tendência é corroborada na análise que o Centro PINUS tem vindo a fazer à Execução das Operações Florestais do PDR2020, de aplicação preocupamente baixa no norte e centro do país, em contraposição com o sul do país, caracterizado pelo latifúndio e em que o Alentejo concentrava 50% das verbas contratualizadas em janeiro de 2020 (atualmente 57%).

 

O presente Plano Estratégico da Política Agrícola Comum em nada altera esta situação e repete o mesmo modelo que acentua a desigualdade territorial e leva ao abandono da gestão florestal, ao ser demasiado complexo e oneroso de executar pelo pequeno proprietário. 

 

Este é um dos temas que será abordado no próximo webinar “Financiamento de Floresta Autóctone”, copromovido pelo Centro PINUS e pela ZERO, no âmbito do projeto ForestWatch, em que pode participar no dia 24 de fevereiro às 14h30 mediante inscrição (obrigatória) neste link. 

 

Veja aqui no canal de Youtube do Centro PINUS o excerto do episódio do Biosfera em que expomos esta problemática. 

Assista ao programa completo a partir deste link da RTP Play.


Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.