PEPAC longe de apoiar a floresta

Dez. 09. 2021

 

Com base na documentação disponível na 2ª consulta alargada ao Plano Estratégico da PAC (PEPAC) 2023-2027, concluída a 6 de dezembro, o Centro PINUS considera que continuam a faltar incentivos acessíveis aos pequenos proprietários que contrariem o abandono dos espaços florestais no Norte e Centro do país. 

 

As medidas propostas no PEPAC ignoram as necessidades de um país florestal, dominado nas regiões Norte e Centro pelo minifúndio, ao continuar a dificultar o acesso do pequeno proprietário às verbas existentes. 

 

Vivemos um contexto social e político global, europeu e nacional, em que a floresta assume um papel central no combate às alterações climáticas.  Depois dos trágicos incêndios de 2017 e numa altura em que  o Governo se encontra a iniciar a  implementação de políticas públicas ambiciosas e transformadoras para a floresta portuguesa, o PEPAC repete, na essência, o modelo passado,  revelando estar desajustado da realidade ao diminuir a dotação global destinada ao setor florestal e os incentivos à gestão florestal no apoio à Silvicultura Sustentável,  com uma redução anual de 9% (5M€).

 

Para o Centro PINUS este desinvestimento menospreza o valor ambiental, social e económico do setor florestal. Penaliza, sobretudo, os sistemas florestais localizados no Norte e Centro do país e, em particular, a Fileira do Pinho dado que o pinheiro-bravo é mais frequente nas parcelas de pequena dimensão. 

 

Esta Fileira representa  na economia nacional 80% do emprego e 88% das empresas das indústrias florestais; 54% do VAB das empresas industriais da mesma Fileira; e 3,2 % das exportações nacionais. Não será de desvalorizar, também, o contributo do pinhal-bravo na mitigação dos efeitos das alterações climáticas, enquanto maior reservatório de carbono da floresta  nacional (IFN6)  e um elemento-chave na transição para a nova bioeconomia, em que a resina natural é uma das três apostas do Governo. 

 

Em Abril de 2020, o Centro PINUS concluiu e divulgou o estudo “Política de Apoio ao Investimento em pinheiro-bravo no horizonte 2021-2027 e 2028-2034”. É feito um enquadramento das necessidades da floresta de pinho nacional e sugerem-se soluções no sentido de contribuir para a mudança de paradigma necessária à floresta suportada pelo PEPAC.  

 

No âmbito desse estudo identificou-se uma necessidade de investimento em pinheiro-bravo que ascende a 564 milhões de euros nos dois próximos períodos de programação (2021-2027 e 2028-2034) para alcançar a meta mínima da Estratégia Nacional das Florestas até 2034, contemplando a extensão de área que requer intervenção ao nível da (re)arborização (109 mil ha) e da condução de regeneração natural (400 mil ha), num cenário sem alteração do histórico de incêndios. 

 

Em suma, a análise do Centro PINUS conclui que o PEPAC em consulta compromete  a sustentabilidade da floresta portuguesa face às poucas diferenças entre o PDR2020 e as intervenções propostas.

 

Com o que está previsto no PEPAC os territórios vulneráveis vão continuar a ter dificuldades em obter apoios que promovam uma transformação das paisagens do Norte e Centro do país, no caminho de uma maior diversificação e resiliência aos riscos.

 

Consulte aqui o parecer do Centro PINUS na 2ª consulta alargada do PEPAC. 

 


Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.