Assembleia geral do Centro PINUS

Nov. 17. 2022

Hoje, 17 de novembro, decorreu a reunião de Assembleia Geral do Centro PINUS onde foi aprovado o Plano de Atividades e o Orçamento para 2023.

O próximo ano encerrará várias iniciativas emblemáticas, de que é exemplo a primeira colheita de semente no Pomar gerido pelo Centro PINUS, instalado no ano 2000, no concelho de Valença.

Com parte desta semente serão produzidas plantas de pinheiro-bravo destinadas à área florestal gerida pelo Centro PINUS para efeitos de demonstração e de investigação aplicada, assim como,  para a produção de semente. Os associados tiveram uma primeira apresentação, ainda que virtual, desta área localizada no concelho de Coimbra e cuja transformação começará a acontecer em 2023.

O próximo ano será  marcado, também, por uma grande dinâmica de I&D, com a execução de três projetos financiados pelo PRR, nomeadamente os consórcios “RN21 – Inovação na Fileira da Resina Natural para Reforço da Bioeconomia Nacional”  e Transform que, em conjunto, irão originar, entre outros, os seguintes resultados:

- Aumento da disponibilidade de planta de pinheiro-bravo no mercado, nomeadamente: plantas de mais regiões de proveniência; mais produtivas em madeira (volume e aproveitamento para serração); mais produtivas em resina; com resistência ao Nemátodo da Madeira do Pinheiro;

- Maior conhecimento e divulgação da rentabilidade da cultura de pinheiro-bravo

- Maior conhecimento sobre as sinergias e trade-off´s da produção simultânea de madeira e resina.

A dinamização do Centro de Competências do Pinheiro-Bravo (CCPB) ocorrerá através do Aviso Convite (N.º 01/C08-I05.02/2022) que visou a celebração de contratos-programa entre o Fundo Ambiental e os Centros de Competências do Setor Florestal.

A capacitação técnica do Centro PINUS será reforçada com um gestor de projetos sénior e com a contratação de serviços técnicos especializados.

Irão ter continuidade e reforço as ações de comunicação destinadas aos agentes do setor e à sociedade, de que é exemplo a rubrica PINUS TV que pode conhecer no nosso canal de YouTube.

Um dos momentos altos do novo ano será, ainda, o anúncio do vencedor da 6ª edição do Prémio Centro PINUS de Jornalismo Florestal.

Continue a acompanhar o Centro PINUS para receber em primeira mão as novidades de 2023!