Ciclo de Webinares “Silvicultura de pinheiro: fatores internacionais de sucesso” arranca a 10 de Março com o Pinheiro-silvestre na Europa Central

Mar. 02. 2022

 

Depois de promovermos um Ciclo Internacional dedicado ao pinheiro-bravo para identificar práticas e conhecimentos que poderiam ser replicados no nosso país,  decidimos focar a nossa atenção nas principais espécies de pinus com interesse produtivo, a nível mundial.


O Centro PINUS encontrou na IUFRO o parceiro ideal para concretizar este projeto. O facto da coordenação da Unidade de Silvicultura e Ecologia de pinheiro ser atualmente da responsabilidade de Teresa Fidalgo Fonseca, docente da UTAD, facilitou a “ponte” para esta organização internacional que reúne 15 000 investigadores e 650 organizações dedicadas a ciências florestais em mais de 125 países.

 

Este ciclo de webinars internacionais é dirigido, sobretudo, a agentes do setor florestal, estudantes e investigadores de ciências florestais. Será uma oportunidade para conhecer o contexto, os desafios, as principais tendências e os fatores de sucesso na silvicultura de pinheiro em diferentes países, sempre na perspetiva de retirar os conhecimentos que poderão ter aplicação na gestão do pinheiro-bravo no nosso país. 


A nossa viagem virtual tem início na Europa Central no próximo dia 10 de Março às 15h00 e é, especialmente, dedicada a uma espécie de pinheiro originária da Eurásia: o Pinheiro-silvestre, também conhecido por Pinheiro-da-casquinha (Pinus silvestris).

 

O professor Peter Spathelf, da Universidade para o Desenvolvimento Sustentável de Eberswalde (HNEE), um dos co-promotores deste Webinar, irá enquadrar-nos e explicar as especificidades da gestão desta espécie de pinheiro na Europa Central. O enfoque será a produção de madeira, mas também serão abordados os produtos não lenhosos, os serviços do ecossistema, as principais ameaças e a adaptação da gestão florestal para uma maior resiliência no futuro.

 

Este webinar destina-se a uma audiência global, pelo que será realizado em inglês sem tradução.

 

Saiba mais sobre este webinar aqui.

 

A participação é gratuita, mas com inscrição obrigatória na plataforma Zoom. 

Por favor, inscreva-se a partir deste link.

 


Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.