Homenagem ao resineiro e ao pinhal-bravo

Out. 24. 2022

 

O Centro PINUS participou no evento de homenagem da resinagem e do pinhal-bravo promovido pela RESIPINUS - Associação de Destiladores e Exploradores de Resina.

 

O "Dia do Resineiro" contou também com a presença e intervenção do Secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas,  João Paulo Catarino, com a participação dos autarcas dos municípios de Arganil, Proença-a-Nova e Vieira do Minho e a presença de resineiros de todo o país.

 

As diferentes intervenções reforçaram o impacto positivo da resinagem na produção de riqueza e na criação de postos de trabalho, sobretudo nos territórios rurais. 

 

Relembrou-se, ainda, o contributo da extração sustentável da resina natural para a gestão ativa da floresta, sendo para isso essencial a presença do resineiro, um dos guardiões do pinhal-bravo com atividade na floresta durante praticamente todo o ano, o que se traduz na redução da vegetação combustível e numa maior prevenção do risco de incêndio.

 

A Diretora Executiva do Centro PINUS, Susana Carneiro reforçou durante a sua apresentação as vantagens do aproveitamento deste recurso para o produtor florestal e para o resineiro, nomeadamente na obtenção de receitas anuais.  Consulte aqui a apresentação “A importância da resinagem na sustentabilidade da Fileira do Pinho”.

 

A apresentação de Paulo Pereira, da NBI - Natural Business Intelligence, caracterizou o potencial do pinhal para fornecer serviços do ecossistema, nomeadamente no sequestro de carbono e biodiversidade.  

 

A resina tem numerosas aplicações no nosso dia-a-dia, como colas, tintas, vernizes e é, também, utilizada na cosmética, na indústria farmacêutica e alimentar. 

 

Pelo seu potencial sócio-económico e contributo para uma economia de baixo carbono, a resina natural é considerada um recurso estratégico de Bioeconomia Sustentável. É um dos sectores contemplados no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) que disponibiliza 33  milhões de euros para o apoio à atividade da resinagem e para uma maior capacitação do setor.

 

O Consórcio Resina Natural RN21, que tem o Centro PINUS como um dos parceiros, encontra-se a desenvolver projetos de investigação na área da resina com base nos apoios deste programa nacional. Este consórcio é liderado pelo ForestWise - Laboratório Colaborativo para a Gestão Integrada da Floresta e do Fogo e foi apresentado no evento por Carlos Fonseca.

 

No Centro PINUS também assinalámos o Dia do Resineiro com a estreia de mais uma vídeo-reportagem PINUS TV: Estórias do pinhal-bravo: o resineiro.  Assista aqui no nosso canal de Youtube. 

 

Veja ou reveja aqui o primeiro webinar do ciclo de tertúlias “A Bioeconomia do Pinhal” que promovemos em parceria com a RESIPINUS e conheça os dados mais recentes do setor da resinagem em Portugal (como cotação e valores de produção) nos Indicadores da Fileira do Pinho 2021.

 

 


Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.