Madeira que podia ser reciclada é depositada em aterro

Mai. 17. 2023

 

A valorização de reciclados é uma estratégia prioritária de empresas transformadoras de madeira associadas do Centro PINUS, que evita a deposição em aterro ou a queima de resíduos de madeira. No entanto, ainda há muito por fazer para acrescentar valor a estes materiais.

 

Em 2022, a Fileira do Pinho evitou a deposição em aterro ou a queima de 302 728 toneladas de resíduos de madeira. 

 

Ainda assim, com base em dados públicos de gestão de resíduos em Portugal*, estima-se que mais de metade da madeira que chega ao circuito de resíduos urbanos (aproximadamente 64 628 toneladas) seja ainda depositada em aterro ou queimada em centrais de valorização energética. 

 

Para as empresas do setor, a disponibilidade de madeira para reciclagem é insuficiente para as necessidades das empresas que procuram, entre outras estratégias,  apostar na reciclagem para minimizar o défice de madeira de pinho, atualmente de 57% do consumo anual.

 

O investimento em sistemas próprios de triagem e de reciclagem de madeira tem sido uma das estratégias de empresas transformadoras de madeira da Fileira do Pinho, como a Finsa e a Sonae Arauco,  que partilham o objetivo de continuar a aumentar, nos próximos anos, os rácios de incorporação de madeira reciclada.  

 

É preocupante a deposição em aterro ou a queima de resíduos de madeira provenientes de obras de construção civil ou de caixas, paletes ou mobiliário em fim de vida. Estes podem ser transformados em novos painéis derivados de madeira, amplamente aplicados em cozinhas, escritórios ou em pavimentos, produtos de alto valor acrescentado que são cada vez mais procurados pelo consumidor e pelos mercados externos e que continuam a armazenar carbono sequestrado na floresta durante décadas. 

 

Neste Dia Internacional da Reciclagem, o Centro PINUS apela à implementação de políticas mais incisivas para o estímulo da economia circular e considera importante a criação de incentivos apelativos para que os municípios e os sistemas de gestão de resíduos estabeleçam parcerias com as indústrias que reciclam resíduos de madeira. O aumento da Taxa de Gestão de Resíduos pode ser também necessário para dissuadir o envio destes resíduos para aterro. 


 

*Fonte: Agência Portuguesa de Ambiente: aqui e aqui 

 

 


Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.