Roteiro PINUS 2025 volta ao pinhal em setembro

Jul. 16. 2025

 

Após um arranque dinâmico em junho - com etapas em cinco regiões e mais de cem participantes —, o #RoteiroPINUS2025 regressa em setembro, reforçando a partilha de conhecimento para a gestão e valorização do pinheiro-bravo. 

 

O Centro PINUS e o Centro de Competências do Pinheiro-Bravo convidam a participar nas próximas datas e ações. A participação é gratuita, mas os lugares são limitados. Guarde já o seu lugar!  

Na nova etapa do Roteiro PINUS, iremos ver como os drones estão a revolucionar a rearborização dos pinhais e ainda fortalecer o conhecimento sobre o mercado da madeira de pinho, potenciando o valor económico deste recurso.  Pelo caminho, continuaremos a partilhar boas práticas de gestão florestal, destacando o aproveitamento da regeneração natural e o reforço da sanidade dos povoamentos, assegurando um futuro mais resiliente para os nossos pinhais. 

 

Se é proprietário de pinhal-bravo, técnico com funções de gestão de pinhal ou dirigente associativo, inscreva-se nas próximas ações dedicadas ao pinhal-bravo: 

 

02/09 Jornada técnica e visita de campo "Sanidade em pinhal-bravo", Herdade da Comporta, Alcácer do Sal. Copromotores locais: ANSUB e UNAC. Parceiros: Herdade da Comporta e INIAV.

>>Inscreva-se aqui.  

 

10/09 Visita de Campo “Boas práticas silvícolas em pinhal-bravo”, Baldio de Alvoco da Serra, Seia. Copromotor local: Forestis. Parceiro: URZE.

>>Inscreva-se aqui.  

 

03/10 Visita de Campo “Rearborização de áreas ardidas com tecnologias inovadoras”, São Vicente da Beira, Castelo Branco. Copromotores locais: AFLOBEI e UNAC. Parceiro: TerraFarmers.

>>Inscreva-se aqui.  

 

22/10 Visita a "Campo experimental de gestão de regeneração natural de pinheiro-bravo", Baldio de Valdegas, Boticas. Copromotores locais: Baladi e Secretariado dos Baldios de Trás-os-Montes e Alto Douro.

>>Inscreva-se aqui. 

 

24/10 Workshop técnico “Mercados da madeira de pinho”, Sertã. Copromotor local: Fenafloresta. Parceiro: SerQ.

>>Inscreva-se aqui. 

 

As iniciativas do Roteiro PINUS são copromovidas com as federações associadas do Centro PINUS: Baladi, Fenafloresta, Forestis, FNAPF e UNAC,  em articulação com várias OPF’s (Organizações de Produtores Florestais).  Estes parceiros, ao conhecerem de perto os territórios, contribuem para garantir que as ações de informação e capacitação desenvolvidas são ajustadas a cada realidade territorial.  

 

Brevemente, serão divulgados mais detalhes sobre cada uma destas iniciativas.  Selecione aquelas em que pode participar e marque na sua agenda!

 

Reportagens sobre a primeira etapa do Roteiro PINUS 2025 na imprensa regional:

-  "Fileira do pinheiro-bravo tem futuro com aposta dos proprietários no ordenamento"; in Jornal de Abrantes 

-  "Gestão de Regeneração Natural de Pinheiro-Bravo"; in Rádio Antena Livre 

-  "Ribatejo aposta na resinagem e redescobre o potencial económico do pinheiro-bravo​; in Notícias do Sorraia

 

 

Sobre o Roteiro PINUS 2025 

O Roteiro PINUS 2025 é uma iniciativa nacional promovida pelo Centro PINUS e pelo Centro de Competências do Pinheiro-Bravo, com o apoio das federações BALADI, FENAFLORESTA, Forestis, FNAPF e UNAC, bem como de várias Organizações de Produtores Florestais (OPF) e financiado pelo Fundo Ambiental.  

 

 

 

 


Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.