Visita de campo: Aproveitamento da regeneração natural em espécies florestais

Jan. 25. 2024

 

O Centro PINUS, a Sociedade Portuguesa de Ciências Florestais (SPCF) e a BALADI estão a promover a visita de campo “Aproveitamento da regeneração natural em espécies florestais” que irá decorrer no dia 20 de fevereiro, das 10h30 às 13h00, no Agrupamento de Baldios do Marão e Meia Via (ABMMV), situado no concelho de Amarante. 

 

Esta será uma visita técnica focada na regeneração de pinheiro-bravo, em que se pretende também promover a divulgação de práticas de aproveitamento de outras espécies autóctones.  

 

É, igualmente, uma oportunidade para dar a conhecer a utilização da regeneração natural com objetivos de conservação e de produção florestal, bem como, facilitar a partilha do conhecimento produzido no âmbito de projetos de investigação e de gestão florestal. 

 

Durante o percurso pela área florestal do Agrupamento de Baldios do Marão e Meia Via, será ainda abordado o retorno económico e social da valorização da floresta para a comunidade local.

 

Nesse sentido, a venda da madeira de pinho proveniente de desbastes, realizados ao longo do ciclo de vida do pinhal, é uma importante fonte de receitas periódicas para os proprietários e com interesse para diversas aplicações, tais como, postes e varas com uso na agricultura, linhas aéreas e telecomunicações. 

 

Público-alvo: Gestores e proprietários de pinhal, técnicos, investigadores; dirigentes públicos e privados do sector florestal 

 

A participação é gratuita mediante inscrição (até dia 18 de fevereiro) neste formulário.

 

 

 


Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.