Viva o Guardião d´El Rei! O candidato do Centro PINUS é um dos dez finalistas à "Árvore do Ano 2022”.

Nov. 25. 2021

 

Já pode votar no "Guardião d´El Rei" sementão centenário da Mata Nacional de Leiria, o candidato do Centro PINUS à 4ª edição do concurso “Árvore do Ano 2022”, promovido em Portugal pela UNAC - União da Floresta Mediterrânica. 

 

É com imensa alegria que recebemos a notícia de que esta notável resinosa é uma das árvores finalistas do concurso nacional que distingue a herança cultural e natural de árvores antigas, não só pelo seu papel na floresta portuguesa, como na sua relação com os lugares e as pessoas. 

 

O Guardião d´El Rei é um pinheiro-bravo (Pinus pinaster Aiton) com mais de 200 anos e de grande porte, reconhecido pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas como “Árvore de Interesse Público” do Pinhal do Rei (n.º de processo KNJ1/589).

 

O pinheiro-bravo sementão que o Centro PINUS batiza de “O Guardião d´El Rei ” é um exemplar isolado reconhecido como relíquia do arvoredo antigo da Mata Nacional de Leiria e tem resistido, ao longo de duzentos anos, a desafiantes adversidades, como os grandes incêndios de 2017.

 

Os “sementões” foram, desde a Época Pombalina até 1914, um elemento fundamental na regeneração deste pinhal histórico por sementeira natural. Esta árvore resinosa autóctone contribui até aos dias de hoje, com a sua magnificência e fertilidade para a continuidade e preservação da Mata Nacional de Leiria.

 

As suas sementes viajam pelo vento, regeneram os talhões envolventes e enriquecem o banco de sementes existente no solo, constituindo o repositório de um património biológico e genético único e com possível interesse para a ciência. 

 

A votação online pública começou no dia 25 de Novembro e decorre até 5 de janeiro em: portugal.treeoftheyear.eu

A árvore com mais votos irá representar Portugal na edição europeia do Concurso European Tree of the Year.

 


Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.