WEBINAR FINAL - “DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS INTEGRADAS PARA A PREVENÇÃO DO CANCRO RESINOSO DO PINHEIRO”

Nov. 10. 2021

Convidamos todos os interessados a conhecer as estratégias de prevenção do cancro resinoso do pinheiro desenvolvidas pelo Grupo Operacional + PrevCRP no próximo dia 15 de dezembro, no Webinar Final dedicado ao tema. 

Depois das diferentes ações de demonstração realizadas, este ano, em viveiros de todos o país, oradores das áreas da ciência e do setor florestal apresentam, neste webinar, as principais conclusões do projeto que pretende prevenir a mortalidade em pinheiros provocada pelo agente biótico nocivo Fusarium circinatum que, até ao momento, tem surgido no nosso país sobretudo em sementes ou plantas de viveiro. Assim, é imprescindível implementar estratégias em viveiro de forma a prevenir o contágio de pinhais. 

Esta é uma oportunidade para conhecer os métodos mais eficazes de desinfeção no tratamento de sementes, de desinfeção de contentores, no tratamento da água de rega e, ainda, os novos substratos alternativos à casca do pinheiro, apresentados pelos parceiros de I&D deste Grupo Operacional: IPN-Fitolab, INIAV, ISA e UTAD. 

No evento será, ainda, apresentada a situação atual da doença em Espanha, a plataforma URGENTpine, desenvolvida pela Universidade de Aveiro e as experiências de prevenção desenvolvidas no Chile. 

Dirigido a investigadores e técnicos de produção de plantas, este webinar é aberto a outros interessados.

 

Conheça o programa completo aqui.

A participação é gratuita, mas de inscrição obrigatória. Inscreva-se neste link. 

​​O Centro PINUS é um dos Membros deste Grupo Operacional liderado pelo ICNF. 

 


Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.