CELEBRAÇÃO DO DIA INTERNACIONAL DAS FLORESTAS COM O PINHEIRO-BRAVO

Mar. 21. 2023

 

O Centro PINUS organizou ações de sensibilização ambiental e de divulgação do pinhal-bravo dirigidas à sociedade, enquadradas no Dia Internacional das Florestas que se comemora no dia 21 de março. 

 

Começámos as celebrações no último domingo, 19 de março, com um evento que vai ao encontro do tema “Florestas e saúde”, o mote escolhido para a efeméride deste ano. Entre o mar e a floresta, mais de 50 pessoas de várias idades e proveniências, contemplaram na Mata Nacional de Leiria, os primeiros sinais da primavera no passeio interpretativo "Pinhal da Praia das Pedras Negras e natureza envolvente".

 

Convidámos Anabela Marisa Azul (bióloga e investigadora do CNC - Universidade de Coimbra) e Sofia Quaresma (bióloga em representação da Ordem dos Biólogos - Delegação Regional Norte), ambas com ligação pessoal ao designado Pinhal do Rei, a desvendarem as interações que existem em redor do pinheiro-bravo e entre as comunidades de plantas, fungos e animais. 

 

Nesta aula ao ar livre, recordaram-se histórias sobre a utilização dos recursos do pinhal-bravo pela população local, mencionaram-se as oportunidades de valorização dos biomateriais provenientes da floresta e o contributo das resinosas para o microclima local e disponibilidade de água. 

 

Esta visita teve a presença de representantes das entidades que apoiaram esta iniciativa, como do Vereador de Ambiente, João Brito e da Técnica Superior da Divisão de Ambiente, Ação Climática e Sustentabilidade, Sónia Guerra do município da Marinha Grande, de Margarida Gonçalves, da DRCNF-ICNF e de Maria de Jesus Fernandes, Bastonária da Ordem dos Biólogos. Veja aqui fotografias desta atividade. 

 

Hoje, 21 de março, recebemos com muita satisfação as escolas da União de Freguesias de S. Martinho de Árvore e Lamarosa na PINUSLAND, a nova área gerida pelo Centro PINUS no concelho de Coimbra, numa iniciativa co-promovida com a junta de freguesia. 

 

Apresentámos a mais de 80 crianças e professores, os trabalhos em curso de reflorestação no local que se encontrava sem gestão. Ao longo de um percurso na PINUSLAND vivenciaram uma autêntica aventura, pontuada com momentos de aprendizagem sobre a floresta. A manhã culminou com o momento em que deixaram o seu cunho pessoal plantando várias espécies de árvores, que irão cuidar, acompanhar e rever, nos próximos anos num percurso de crescimento paralelo. 

 

Celebre com o Centro PINUS esta data e acompanhe nas nossas redes sociais Facebook e Instagram, as próximas iniciativas dedicadas à (re)descoberta do pinhal-bravo.

 

 


Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.