Celebrar o Dia Internacional das Florestas com a comunidade da PINUSLAND

Mar. 21. 2024

 

Em 2024 voltamos a comemorar o Dia Internacional das Florestas com a comunidade escolar da localidade onde está situada a PINUSLAND, no concelho de Coimbra. 

 

Nos dias 21 e 22 de março, a equipa do Centro PINUS visita 4 escolas de ensino básico e jardins de infância, numa atividade de sensibilização que envolve 113 alunos, e respetivos professores, e que relembra a importância da floresta autóctone da região, na qual se inclui o pinheiro-bravo. 

 

Nesta ação, a comunidade escolar tem a oportunidade de conhecer, semear e cuidar de um conjunto de plantas com valor florestal, paisagístico e ecológico, mas também de observar e acompanhar as fases de germinação das sementes e de crescimento das plântulas, até ao momento de serem utilizadas na rearborização e restauro da Faixa de Gestão de Combustíveis que integra a PINUSLAND. 

 

No total, as escolas vão receber sementes de 14 espécies de árvores e arbustos, entre as quais o Carvalho português, o Freixo ou o Cipreste comum e várias plantas com interesse para a avifauna, como o Pilriteiro, o Medronheiro, a Murta, a Gilbardeira ou o Sabugueiro, a par de outras espécies melíferas atrativas para os insetos polinizadores, como o Jasmim e os orégãos. O objetivo é que as plantas cuidadas pelos jovens sejam plantadas, futuramente, na PINUSLAND.  

 

Rolos de papel, copos de iogurte ou embalagens de leite são a base para a realização das sementeiras. Estes materiais foram guardados pelas turmas ao longo dos últimos meses para serem reutilizados nesta ação. Desta forma, pretende-se semear também a ideia de que é fácil criar um berçário de plantas na escola e em casa, com os amigos e em família.  

 

As Escolas da União de Freguesias de S. Martinho de Árvore e Lamarosa envolvidas nesta atividade são constituídas por: EB1 e Jardim de Infância de Vila Verde, EB1 e Jardim de Infância de São Martinho de Árvore, Jardim de Infância de Andorinha, EB1 Casais de Vera Cruz.  

 

Na dinamização e envolvimento da comunidade local da PINUSLAND, o Centro PINUS conta com a colaboração da Junta de Freguesia e da Associação Desportiva e Cultural de Andorinha. 

 

 


Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.