Demonstração em campo “Gestão de Pinheiro-bravo no Parque Natural da Serra de São Mamede”

Mai. 19. 2023

 

O Centro PINUS convida a participar, no dia 2 de junho, das 10h às 14h, na demonstração em campo “Gestão de pinheiro-bravo no Parque Natural da Serra de São Mamede” (PNSSM). Inscreva-se aqui e garanta o seu lugar. 

 

Luís Grilo (ICNF), Pedro Teixeira (Centro PINUS) e Marco Ribeiro (RESIPINUS) são os guias desta ação que irá decorrer no PNSSM e que pretende divulgar boas práticas de gestão de pinhal-bravo, incentivar os proprietários a gerir para a obtenção de diferentes produtos da floresta de pinho, como a madeira e a resina e debater a importância de gestão de povoamentos mistos para aumentar a resiliência do território aos incêndios. 

  
O PNSSM ocupa uma área aproximada de 56 mil hectares, dos quais cerca de 15 mil ha (27%) são ocupados por pinheiro-bravo. 

 

Nesta visita, teremos oportunidade de observar intervenções que o ICNF tem executado em áreas públicas e privadas, no âmbito do "Projeto de Prevenção Estrutural para a Recuperação e Valorização de Habitats Naturais e Florestais", assim como, demonstrar a importância do pinhal na economia local e o seu contributo para a diversidade florestal e paisagística, pela sua capacidade pioneira e de consociação com folhosas autóctones, como carvalhos e castanheiro. 

 

Esta iniciativa, é organizada pelo ICNF,  em parceria com o Centro PINUS e a RESIPINUS.  

 

Dirige-se a proprietários florestais, técnicos com funções de gestão de pinhal, dirigentes públicos ou privados com atuação no setor florestal. 

 

A participação é gratuita com inscrição obrigatória até ao dia 31 de maio, a partir deste link, para receção do local de encontro.  

 
 

Programa: 

10h00 Receção de participantes 

10h30 Saída para campo (3 paragens) 

13h00 Estratégias para a gestão do pinhal no PNSSM 

14h00 Fim da visita 

 


Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.