Exportações da Fileira do Pinho em 2023 

Mar. 05. 2024

 

De acordo com os mais recentes indicadores de Comércio Internacional do INE, analisados pelo Centro PINUS, as exportações de bens da Fileira do Pinho alcançaram 2,5 mil milhões de euros em 2023, com um novo máximo histórico do setor do mobiliário. 

 

O ano de 2023 foi o segundo melhor ano de vendas ao exterior, ainda que, após o recorde histórico alcançado em 2022 tenha ocorrido uma ligeira diminuição de 8%. De salientar que, também nas exportações das indústrias da Fileira Florestal houve um decréscimo de 11%, isto é, ligeiramente superior ao da Fileira do Pinho. 

 

Fileira do Pinho mantém desempenho positivo nos mercados internacionais 

A Fileira do Pinho representou, em 2023, 3,2% das exportações nacionais e 38% das exportações das indústrias da Fileira Florestal. 

 

Com estes resultados, confirma-se a tendência crescente de internacionalização dos produtos com origem na floresta de pinheiro nacional.

 

O subsetor mobiliário manteve a tendência de crescimento (+1%) e de liderança nestes indicadores, totalizando em 2023 mais de 946 milhões de euros de vendas ao exterior. Nos restantes subsetores houve um decréscimo variável (entre 3 e 21%) nas exportações, uma evidência da diversidade de mercados que caracteriza esta fileira.  

 

Em 2023, as exportações de “papel e embalagem” e “resina” atingiram 463 milhões de euros e 168 milhões de euros, o que representou um decréscimo de 21% e 16% em comparação com o ano anterior, respetivamente. Adicionalmente, o subsetor “painéis” totalizou 287 milhões de euros (-15%). 

 

Já a comercialização externa de “pellets” foi de 92 milhões de euros em 2023. Com uma diminuição de 14% face a 2022, continuou a ser o subsetor com menor impacto nas exportações da Fileira do Pinho, mas responsável pelo consumo de 20% de madeira de pinheiro-bravo.  

 

Apesar da retração verificada, num contexto global de abrandamento económico, sobressai a capacidade de resiliência e competitividade da Fileira do Pinho no mercado internacional. 

 

Leia aqui a notícia do jornal Dinheiro Vivo com depoimentos de João Gonçalves, presidente da Direção do Centro PINUS. 

 

Visite os Indicadores da Fileira do Pinho em 2022 e as edições dos anos anteriores, publicadas anualmente pelo Centro PINUS aqui.  

 

 


Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.