Gravação e informação do Webinar “Pinheiro-silvestre na Europa Central”

Mar. 11. 2022

 

O webinar “Pinheiro-silvestre na Europa Central” inaugurou, no passado dia 10 de março, o ciclo Silvicultura de Pinheiro: Fatores Internacionais de Sucesso.

 

O orador convidado, Peter Spathelf, professor da Universidade para o Desenvolvimento Sustentável de Eberswalde, começou por caracterizar o Pinheiro-silvestre, a espécie de pinheiro que atualmente tem maior distribuição mundial. 

 

Seguiu-se uma caracterização das práticas silvícolas daquela espécie na Europa Central, com referência às principais ameaças, como secas e tempestades.  A apresentação focou várias estratégias de adaptação da gestão florestal para uma maior resiliência, como a conversão para povoamentos mistos ou irregulares.

 

A apresentação de Peter Spathelf abordou, ainda, temas que marcam a atualidade do ponto de vista técnico, científico e político como a floresta de coberto contínuo, a designada silvicultura próxima da natureza, o restauro florestal ou a migração assistida. 

 

No nosso país, o pinheiro-silvestre é uma espécie recomendada para o nível montano, ou seja, para altitudes acima de 700 metros, em que o pinheiro-bravo já não é a espécie mais adaptada, sendo uma presença marcante nas serras do norte e centro. 

 

A madeira de pinheiro-silvestre tem interesse para a maioria das empresas de transformação da Fileira do Pinho em Portugal, sendo que muitas delas importam madeira desta espécie. Para altitudes inferiores a 700 metros, o pinheiro-silvestre será, na generalidade das situações, uma espécie de crescimento mais lento do que o pinheiro-bravo nas mesmas circunstâncias. 

 

Para saber mais sobre a silvicultura desta espécie e de outras com interesse para as zonas de influência atlântica clique aqui.

 

O webinar foi conduzido por Susana Carneiro, Diretora Executiva do Centro PINUS  e contou com uma intervenção inicial de Teresa Fidalgo Fonseca, na qualidade de coordenadora da Unidade de Silvicultura e Ecologia de pinheiros da IUFRO, fazendo uma breve introdução sobre a atuação desta organização internacional que congrega investigadores de ciências florestais de todo o mundo e que co-organiza este ciclo.

 

O webinar contou com 129 participantes de 25 países, maioritariamente, agentes do setor florestal, investigadores e estudantes de ciências florestais. 

 

Para os que não tiveram oportunidade de participar, ou quiserem rever, a gravação está disponível a partir deste link do canal de Youtube do Centro PINUS.

 

A apresentação de Peter Spathelf está disponível para download aqui.

 

A partir desta notícia, reveja as gravações dos webinares e as apresentações do Ciclo internacional de Pinheiro-bravo. Fique a conhecer as práticas silvícolas aplicadas na Galiza, em Castela e Leão, na Aquitânia e Austrália.

 

Subscreva a newsletter do Centro PINUS e fique a par das principais notícias da Fileira do Pinho e dos próximos webinares em www.centropinus.org 

 


Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.