Novos indicadores de consumo de madeira e reciclados

Jun. 30. 2022

 

O consumo de madeira de pinho em Portugal em 2021 foi de 4,1 milhões de m3 sem casca. Este indicador representa um aumento de 1,3% face a 2020 e reflete uma manutenção da tendência dos últimos 5 anos. 

 

Relativamente à distribuição por subsetores, a serração continuou a ser o setor com mais expressão com 41% do consumo de madeira em 2021. As indústrias de trituração de alto valor acrescentado (painéis e papel de embalagem) representaram 31% do consumo total no mesmo período, enquanto o setor energético (pellets e biomassa) representou 24%.

 

A serração foi o único setor que aumentou o consumo de madeira em 2021, com um crescimento de 7%. Em contrapartida, os setores de papel de embalagem e de pellets diminuíram o consumo, respetivamente, em 3 e 15%.  Já os setores da madeira para tratamento e biomassa mantiveram os valores do ano anterior. 

 

O Centro PINUS estima que o défice estrutural de madeira, isto é, a quantidade disponível para corte na floresta, continuou a representar 57% do consumo industrial em 2021.  Esta escassez  deve-se, sobretudo, ao declínio dos recursos florestais, mais evidente para o pinheiro-bravo, espécie em que o volume em crescimento registou um decréscimo de 37% entre 2005 e 2019.

 

Este contexto obrigou à importação daquela matéria-prima pelos atores da Fileira. No universo de associados do Centro PINUS, 26,7% da madeira de pinho foi importada em 2021. 

 

Este défice estrutural de madeira, associado à conjuntura económica decorrente da pandemia, tornou-se especialmente notório no segundo semestre de 2021, com muitas empresas da Fileira a enfrentarem grande dificuldade de abastecimento para manterem a atividade. 

 

A incorporação crescente de reciclados como matéria-prima é uma dinâmica de economia circular que contribui para atenuar o efeito do défice de madeira nos setores de painéis e papel de embalagem. Em 2021 verificou-se um aumento de 19% do consumo de resíduos de madeira e de 2% no papel e cartão reciclados por empresas da Fileira do Pinho.   

 

O Centro PINUS considera muito preocupante que o setor energético tenha representado cerca de 1/4 do consumo nacional da madeira, numa clara inversão do princípio de uso em cascata, em que a queima deve ser a última e não a primeira utilização. 


Fique a conhecer nesta notícia os dados das exportações da Fileira do Pinho em 2021.
 

 

 

Nota metodológica

A estimativa do consumo de madeira e reciclagem baseou-se em dados fornecidos pelos associados do Centro  PINUS e em extrapolações suportadas por indicadores como as exportações de bens.

Nesta comunicação o termo “madeira” significa rolaria (troncos), independentemente do diâmetro.

 

 

 

 


Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.