Centro PINUS nos Comités de Acompanhamento do PEPAC

Mai. 22. 2023

 

O Centro PINUS tornou-se membro do Comité de Acompanhamento do PEPAC no Continente, que substituiu a até aqui designada Comissão de Acompanhamento do PDR2020.

 

Entre outras competências, este Comité emite pareceres sobre os critérios de seleção das operações a financiar e acompanha e avalia a execução deste instrumento financeiro de apoio à produção agrícola e florestal. 

 

É muito positivo o reforço de representatividade do setor florestal neste Comité, até aqui integrado apenas pela Forestis e cuja composição pode conhecer neste Despacho.  

 

O Centro PINUS interpreta como um sinal muito positivo a aceitação desta pretensão que tínhamos expressado formalmente junto do Ministério da Agricultura e Alimentação e do GPP.

 

Manifestamos publicamente as nossas propostas de mudanças ambiciosas e necessárias ao PEPAC, que não foram (ainda) aceites e interpretamos a nossa integração neste Comité como uma abertura à mudança. 

 

O Centro PINUS integra também o Comité de Acompanhamento Nacional do PEPAC em representação da Coligação Cívica Participar no PEPAC, juntamente com a ANP/WWF. 

 

Em março e abril de 2023 participámos nas primeiras reuniões destes Comités. 

 

Esperamos contribuir para uma avaliação da execução do PEPAC que suporte as alterações necessárias nas reprogramações a realizar, sobretudo nas intervenções mais relevantes para os territórios do Norte e Centro vulneráveis aos incêndios.

 

 


Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.