Disponíveis gravação e informação do Webinar Final “Desenvolvimento de Estratégias Integradas para a prevenção do Cancro Resinoso do Pinheiro”

Dez. 15. 2021

 

No dia 15 de dezembro de 2021 realizou-se um webinar com o objetivo de dar a conhecer as estratégias de prevenção do cancro resinoso do pinheiro desenvolvidas pelo Grupo Operacional + PrevCRP, liderado pelo ICNF e em que o Centro PINUS é um dos parceiros. 

 

Este Webinar teve como principal público alvo investigadores e apresentou os resultados  de I&D do Grupo Operacional + PrevCRP e também de outros projetos nacionais e internacionais como o URGENTpine ou a Ação COST PINESTRENGTH.

 

Com oradores do Chile e de Espanha, o Webinar permitiu ter uma perspetiva global  do agente causador do cancro resinosos do pinheiro, o fungo Fusarium circinatum que, até ao momento, tem surgido no nosso país sobretudo em sementes ou plantas de viveiro.  

 

Este Webinar demonstrou que existe conhecimento científico relevante para o suporte de estratégias eficazes de prevenção e controlo do cancro-resinoso-do pinheiro.

 

Constatou-se a necessidade de promover estudos que quantifiquem os danos ambientais e prejuízos económicos decorrentes deste e de outros problemas sanitários, sobretudo para organismos de quarentena, como o Fusarium circinatum que obrigam a ações muito custosas para cumprir requisitos legais. 

 

No nosso país os viveiros tiveram avultados prejuízos decorrentes da obrigação legal de destruição de plantas sem que tivessem acesso a qualquer tipo de compensação.  Já no país vizinho, oradores e participantes referiram que pelo menos nas regiões da Galiza e de Castela e Leão houve o pagamento de indemnizações. 

 

O Webinar contou com a presença de cerca de 110 participantes, entre os quais investigadores e técnicos, e reforçou a importância da implementação de estratégias em viveiro de forma a prevenir o contágio de pinhais, como a desinfeção de sementes, contentores e água de rega e novos substratos alternativos à casca de pinheiro. 

 

Este Webinar complementou outras ações de disseminação dos resultados deste Grupo Operacional, como as ações de demonstração realizadas, este ano, em viveiros de todo o país. 

 

Se não teve oportunidade de participar, se quiser rever ou partilhar o evento, o Centro PINUS disponibiliza a gravação no seu canal de Youtube nos links abaixo:

 

- Webinar do Grupo Operacional +PrevCRP primeira parte

- Webinar do Grupo Operacional +PrevCRP segunda parte

 

Pode fazer download das apresentações disponibilizadas pelos oradores nos seguintes links:

 

- Apresentação do projeto e enquadramento da situação do fungo Fusarium circinatum em Portugal 

Dina Ribeiro, ICNF, I.P.

 

- Métodos eficazes no tratamento de sementes 

Helena Bragança e Ana Silva, INIAV, I.P.

 

- Métodos mais eficazes na desinfeção de contentores

Cláudia Fernandes, UTAD

 

- Enquadramento da situação do fungo Fusarium circinatum em Espanha

Julio Diez, Universidad de Valladolid  

 

- Plataforma experimental URGENTpine: Estudos de interação hospedeiro-patógeno na doença do cancro resinoso do pinheiro

Glória Pinto, Universidade de Aveiro 

 

- Experiência de Arauco - Chile en Manejo de Fusarium circinatum 

Rodrigo Ahumada, Arauco 

 

- Métodos eficazes no tratamento da água de rega

Luís Fernandes, IPN-Fitolab 

 

- Novos substratos alternativos à casca de pinheiro 

Henrique Ribeiro, ISA

 

Subscreva a newsletter do Centro PINUS e fique a par das principais notícias da Fileira do Pinho e dos próximos webinars em www.centropinus.org.

 

 


Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.