Em distribuição, o “PINUSPRESS” N.º 60

Abr. 15. 2024

 

O PINUSPRESS N.60 está a chegar às caixas de correio dos seus subscritores sempre atualizado com as últimas notícias sobre a Fileira do Pinho.

 

Redigido durante a formação do novo Governo, numa conjuntura de incerteza e mudança para o setor florestal, o conteúdo da página principal desta edição reúne os mais recentes indicadores do Barómetro de Investimento Florestal. 

 

Este índice numérico, um trabalho conjunto do Centro PINUS e da ZERO, é baseado em quatro indicadores e permite aferir a evolução anual da execução da política florestal. Foi lançado pela primeira vez em 2023, representando um valor de 0,33 (numa escala entre 0 e 1). Os resultados deste ano mostram que o valor pouco mudou (0,30) e que a tendência de evolução é menos favorável no que concerne à gestão florestal, rearborização e diversificação da floresta.

 

Na seção dedicada às notícias, descubra o que destacámos da visita de campo co-organizada pela Sociedade Portuguesa de Ciências Florestais, o Centro PINUS e a Baladi, ao Agrupamento de Baldios do Marão e Meia Via e o que traz de novo o PINUS TV com uma nova série dedicada às Empresas da Fileira do Pinho. Anunciamos também os próximos eventos que organizaremos e outros que contam com a nossa presença. 

                        

A imagem de capa deste PINUSPRESS é a carqueja (Pterosparum tridentatum), uma das plantas mais comuns nos pinhais nesta altura do ano. Agradecemos a Paulo Carvalho Pereira, da NBI - Natural Business Intelligence, esta sugestão, recordando as suas virtudes anti-inflamatórias e como condimento do tradicional arroz de carqueja.

 

Aceda à publicação digital deste PINUSPRESS aqui.

 

Receba gratuitamente a versão em papel pelo correio. Subscreva com a morada de envio para: [email protected].

 

 


Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.