Webinar “Gestão florestal de Pinheiro radiata no Chile”

Jun. 15. 2022

 

Depois da sessão de lançamento dedicada ao Pinheiro-Silvestre na Europa Central, retomamos o ciclo “Silvicultura de pinheiro: fatores internacionais de sucesso” com um webinar sobre a produção florestal de Pinus radiata no Chile no dia 13 de julho, das 15h às 16h30, através da plataforma ZOOM.

 

O Pinus radiata ocupa 1.8 milhões de hectares no Chile e é utilizado para a produção de madeira. Depois de mais de 45 anos de I&D, incluindo diferentes programas de melhoramento genético, o Chile representa um caso de sucesso reconhecido internacionalmente ao alcançar ganhos de produtividade significativos desta espécie florestal. 

 

Para partilhar conhecimento sobre estas experiências e apresentar as características desta espécie florestal, a Unidade de Silvicultura e Ecologia de pinheiro da IUFRO e o Centro PINUS, convidam Rodrigo Ahumada como orador desta sessão moderada por Nuno Calado, membro da Direção do Centro PINUS. 

 

A abertura e a introdução ao webinar ficam a cargo de Teresa Fonseca, coordenadora desta Unidade da IUFRO e, também, docente da UTAD.  No fim deste webinar está reservado um momento para perguntas e respostas.

 

Este ciclo é dirigido, sobretudo, a agentes do setor florestal, estudantes e investigadores de ciências florestais. 

 

Este webinar destina-se a uma audiência global, pelo que será realizado em inglês sem tradução.

 

A participação é gratuita, mas de inscrição obrigatória, a partir deste link.

 

Consulte aqui o programa detalhado desta sessão.

Reveja no canal de YouTube do Centro PINUS a gravação do primeiro webinar deste ciclo: Management of Scots Pine (Pinus Sylvestris) for resilience - A Central European Perspective.


Disponibilizamos, ainda, a gravação do anterior ciclo internacional dedicado exclusivamente à produção de pinheiro-bravo que apresenta soluções e exemplos aplicados na Galiza, em Castela e Leão, Aquitânia e Austrália que podem ser replicados no nosso país.

 

Sobre Rodrigo Ahumada

Rodrigo Ahumada é engenheiro florestal e microbiologista especializado em patologia vegetal com 30 anos de experiência

Atualmente é Gestor do departamento de silvicultura e fitossanidade na Bioforest – Arauco. Nesta qualidade lidera e participa em diversas equipas multidisciplinares focadas no desenvolvimento e na implementação de estratégias para a prevenção de agentes patogénicos com impactos nas culturas do Chile, em particular das subsidiárias da Arauco na Argentina, Brasil e Uruguai.

Coordena e participa, ainda, em diferentes grupos e unidades de investigação, como nas ações COST  PINESTRENGTH e  DIAROD na  IUFRO e no Consórcio de Pragas Florestais.

 

 

 


Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.