Subsidiação da queima de madeira pela União Europeia ameaça setor florestal

Jul. 12. 2022

 

Desde 2009, a Diretiva das Energias Renováveis (REDII) tem incentivado a queima de madeira para energia a fim de atingir os objetivos da UE em matéria de energias renováveis.  A revisão desta Diretiva, um processo a decorrer atualmente nas instâncias europeias, pode ter grandes impactos para o nosso país. 

 

O Centro PINUS acaba de publicar os dados de consumo de madeira de pinheiro-bravo relativos a 2021, que evidenciam que o setor energético tem um grande peso. Segundo estes indicadores, o consumo de madeira de pinho em Portugal em 2021 foi de 4,1 milhões de m3 sem casca, com a seguinte distribuição por subsetores: a serração foi o setor com mais expressão, com 41%; as indústrias de trituração de alto valor acrescentado (painéis para construção e mobiliário e papel de embalagem) representaram 31%, enquanto o setor energético (pellets e centrais a biomassa) representou 24%.

 

Cruzando a informação do 6.º Inventário Florestal Nacional com o consumo de madeira, estimamos que o défice estrutural, isto é, o dependente da quantidade disponível para corte na floresta, representa 57% do consumo industrial, uma grave ameaça à sustentabilidade de todo o setor florestal.

 

Neste contexto de escassez de madeira, consideramos muito preocupante que o setor energético tenha representado cerca de 1/4 do consumo nacional da madeira, numa clara inversão do princípio de uso em cascata, em que a queima deve ser a última e não a primeira utilização da madeira. 

 

A guerra na  Ucrânia tem sido explorada pelo lobby da biomassa como pretexto para justificar a queima de madeira. Atualmente, existe um sério risco de que esta política irracional prossiga ou seja mesmo reforçada com a revisão da Diretiva das Energias Renováveis. O Centro PINUS apela aos membros do Parlamento Europeu e, em especial aos representantes de Portugal, que privilegiem a sustentabilidade e restrinjam os atuais incentivos à inaceitável queima de madeira.

 

Artigo de opinião assinado por João Gonçalves, presidente do Centro PINUS: "Madeira porquê queimar quando a podemos valorizar?"; in PÚBLICO online

 

Notícias com base no comunicado enviado pelo Centro PINUS à comunicação social:

 

- "Centro PINUS defende que revisão da Diretiva das Energias Renováveis deve pôr fim à queima de madeira"; in Ambiente Magazine

-  "Fim da queima de madeira para fins energéticos defendida pelo Centro PINUS"; in Revista Sustentável

- "Centro PINUS defende revisão da Diretiva das Energias Renováveis para se evitar queima de madeira"; in Notícias da Floresta

- "Centro PINUS defende fim da queima de madeira para fins energéticos"; in Agroportal e Vida Rural

- "Centro PINUS: Revisão da Diretiva das Energias Renováveis deve pôr fim à queima de madeira"; in Agriterra 

- "Queima de madeira para indústria energética ameaça a floresta"; in Magazine Imobiliário

 

 

 


Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.