Disponíveis online - Gravação e informação do Webinar “Pine plantations in South Brazil: State of Play”

Abr. 16. 2024

 

No dia 16 de abril, a produção florestal de espécies de pinheiros no sul do Brasil foi o tema do quarto evento do ciclo “Silvicultura de pinheiro: fatores internacionais de sucesso”, promovido pelo Centro PINUS em parceria com a Unidade 1.01.10 de Silvicultura e Ecologia de pinheiro da IUFRO, organização internacional que congrega investigadores de ciências florestais de todo o mundo. 

 

O orador desta sessão, Peter Spathelf, da Universidade para o Desenvolvimento Sustentável de Eberswalde (HNEE), principiou por recordar o papel único das plantações mundiais no fornecimento de madeira, na prestação de serviços do ecossistema, no abastecimento de produtos não lenhosos e em projetos de restauro ecológico.  

 

A expansão das plantações no Brasil teve início nos anos 60 do século XX e foi estimulada fortemente por políticas públicas.  

 

De acordo com Peter Spathelf, cerca de 1,2% da área florestal do Brasil são plantações que originam 93% da produção de madeira. Os pinheiros representam cerca de 18% dessas plantações, com uma produtividade média superior a 31 m3/ha/ano e rotações de 15 a 25 anos.  A TIR (Taxa Interna de Rentabilidade) destas plantações varia entre 10 a 20%, o que as torna um investimento muito apelativo. 

 

As espécies mais usadas são o Pinus taeda e o Pinus elliottii, ambas originárias do sudoeste dos Estados Unidos da América. 

 

Durante a apresentação foram expostos casos que demonstram como a gestão florestal, incluindo a exploração, influenciam a sustentabilidade das plantações ao longo de vários ciclos de produção e como é possível alcançar essa sustentabilidade com o conhecimento certo. 

 

Este webinar foi conduzido por Susana Carneiro, Diretora Executiva do Centro PINUS. Teve 90 participantes,  oriundos de 13 países, distribuídos por 3 continentes, maioritariamente agentes do setor florestal, investigadores e estudantes de ciências florestais.

 

Se não teve oportunidade de participar, ou quiser rever este webinar, a gravação está disponível aqui no canal de YouTube do Centro PINUS.


A apresentação de Peter Spathelf está disponível para download aqui. Aceda também neste link ao Relatório da Indústria Brasileira de Árvores (IBÁ) de 2023, partilhado por um dos participantes desta sessão.

 

Pode, igualmente, ver ou rever aqui a gravação dos primeiros webinares deste ciclo internacional dedicados ao Pinheiro-Silvestre na Europa Central, ao Pinus radiata no Chile e ao Pinus patula em África.

 

 


Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.