DISPONÍVEIS ONLINE - GRAVAÇÃO E INFORMAÇÃO DO WEBINAR “PROGRAMA DE TRANSFORMAÇÃO DA PAISAGEM”

Set. 16. 2022

 

 

No passado dia 15 de setembro, decorreu o terceiro Webinar do projeto ForestWatch dedicado ao tema “Programa de Transformação da Paisagem”, co-promovido pelo Centro PINUS e pela ZERO (Associação Sistema Terrestre Sustentável).

 

A sessão iniciou com Fernanda do Carmo,  Diretora-Geral do Território, com uma apresentação dedicada ao balanço do Programa de Transformação da Paisagem no que diz respeito aos Programas de Reordenamento e Gestão da Paisagem (PRGP) e das Áreas Integradas de Gestão da Paisagem (AIGP) referindo que brevemente serão anunciadas novas destas figuras de gestão agrupada .

 

Seguiu-se Manuela Raposo, em representação do ISA/LEAF, com o exemplo do Programa de Transformação da Paisagem das Serras da Lousã e do Açor, uma das área afetadas pelos incêndios de 2017.

 

Por último, António Louro, presidente da Aflomação, deu a conhecer as Áreas Integradas de Gestão da Paisagem propostas para o concelho de Mação, onde se sugere a integração de 20 mil hectares em 9 AIGP, com a Aflomação e o município como entidades gestoras

 

Após as apresentações, seguiu-se o debate moderado por Paulo Lucas da ZERO com a colocação de perguntas realizadas pela audiência, ao longo da sessão.

 

Susana Carneiro, Diretora Executiva do Centro PINUS, encerrou o webinar anunciando que o quarto e último webinar do projeto ForestWatch está previsto para janeiro de 2023 e será dedicado à gestão agrupada.

 

O Webinar contou com 489 participantes na plataforma ZOOM e mais de 120 visualizações na transmissão online do webinar no canal de Youtube do Centro PINUS.  

 

Entre a audiência, destaca-se a forte presença de organismos públicos, autarquias, organizações de produtores florestais e entidades gestoras de AIGP e de ZIF, empresas do setor florestal, universidades e entidades públicas e privadas de I&D, assim como, ONGA´s, proprietários florestais e vários interessados, a título individual.

 

Para os que não tiveram oportunidade de participar, ou quiserem rever, a gravação encontra-se disponível aqui no canal de Youtube do Centro PINUS e ficará também disponível no Youtube da ZERO.

 

Pode fazer download das apresentações disponibilizadas pelos oradores nos seguintes links:

 

- Balanço do Programa de Transformação da Paisagem

Fernanda Carmo, DGT

 

- Exemplo de Programa de Transformação da Paisagem: Serras da Lousã e do Açor

Manuela Raposo, ISA/LEAF

 

- Exemplo de Áreas Integradas de Gestão da Paisagem: o caso do concelho de Mação

António Louro, Aflomação

 

 

Subscreva a PinusLetter, a newsletter do Centro PINUS e fique a par das principais notícias da Fileira do Pinho e dos próximos webinars em: www.centropinus.org 

 

 

#CidadaosAtivos #EEAGrantsPT #EEAGrants


Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.