Novo PINUS TV sobre as sementes +PINUS

Jul. 28. 2023

 

Recorda-se dos “primeiros frutos” colhidos no Pomar de Chamosinhos no início de 2023? 

 

Acompanhámos as diferentes fases, desde a colheita pelos escaladores do Centro Nacional de Sementes Florestais (ICNF) em Chamosinhos em Fevereiro de 2023, à germinação em viveiro, passando pelas fases de seleção e processamento de semente. 

 

Este PINUS TV retrata ainda a origem das sementes produzidas em Chamosinhos que resultam do cruzamento dos descendentes dos melhores exemplares de pinheiro-bravo selecionados em todo o país, incluindo locais emblemáticos como a Mata Nacional de Leiria.

 

Com um ganho genético de 21% em diâmetro e 12% em altura - estas plantas são do interesse dos produtores florestais ao proporcionarem um aumento significativo da rentabilidade do pinhal e resultam do Programa de Melhoramento Genético do Pinheiro-Bravo, liderado pelo INIAV com o apoio do Centro PINUS na divulgação.

 

Descubra mais neste vídeo disponível no nosso canal de Youtube.

 

Como obter as plantas +PINUS?
Se é produtor, contacte-nos a partir do e-mail [email protected]

 

* Agradecemos a colaboração na recolha de imagens das primeiras plantas +PINUS aos Viveiros Furadouro e Veiga & Silva

 

 


Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.