Desejamos-lhe Boas Festas e recordamos um ano memorável para o Centro PINUS

Dez. 18. 2023

 

O Centro PINUS deseja a todos Boas Festas, na companhia do pinheiro-bravo! 

 

Antes de entrarmos em 2024, fazemos uma retrospetiva da atividade do Centro PINUS desenvolvida nos últimos 12 meses. Tratou-se de um ano memorável na nossa história...

 

Iniciámos 2023 com a colheita das primeiras sementes +PINUS no Pomar de Chamosinhos, um momento celebrado com a visita do Secretário de Estado com a tutela das Florestas, que reconheceu o contributo do Centro PINUS no reforço de disponibilidade de plantas melhoradas de pinheiro-bravo.

 

Produzimos 9 reportagens de PINUS TV como esta, em que registámos o percurso das sementes + PINUS até ao viveiro. Visualize este e outros PINUS TV aqui.  

 

Recordamos também o começo dos trabalhos de plantação na PINUSLAND, a área de demonstração do Centro PINUS, situada no concelho de Coimbra. Em 2024, continuaremos a plantar e a partilhar as intervenções de transformação desta área. 

 

Em parceria com a ZERO lançámos um novo Barómetro de Investimento Florestal que atualizaremos no início de 2024.  Outro importante marco foi a integração do Centro PINUS nos Comités de Acompanhamento do PEPAC.

 

Envolvemos a sociedade, como no Dia Internacional das Florestas, com um passeio à descoberta da importância ecológica do Pinhal do Rei e com a visita da comunidade escolar local à PINUSLAND. 

 

Foi também o ano de anúncio dos vencedores do 6.º Prémio Centro PINUS de Jornalismo Florestal. O Palácio Nacional de Queluz acolheu a cerimónia desta edição que se diferenciou ao distribuir o valor pecuniário de 5.000€ por três jornalistas. 

 

Ao longo de 2023, promovemos visitas de campo no Parque Natural da Serra de S. Mamede e nos baldios da Serra da Cabreira, em Vieira do Minho e estimámos ter alcançado mais de 1000 pessoas em eventos presenciais. 

 

A marcar o último trimestre de 2023, destacamos as Jornadas ECOPINE, evento dedicado ao potencial do pinhal-bravo no fornecimento de serviços de biodiversidade e sequestro e armazenamento de carbono. Lançámos o relatório ECOPINE | BIO, tema desta reportagem da RTP.

 

Em 2023,  as atividades do Centro PINUS deram origem a mais de 300 notícias na comunicação social, de que são exemplo este episódio do programa Faça Chuva, Faça Sol (RTP) e esta notícia do Jornal de Negócios.

 

Os resultados que alcançámos em 2023 não teriam sido possíveis sem o apoio dos nossos associados, parceiros e apoiantes, a quem deixamos o nosso agradecimento e reconhecimento. 

 

Continue a subscrever a PINUSletter e seja o primeiro a conhecer as novidades que temos reservadas para o próximo ano.

 

imagens-balanco2023-fb-lkd-.png


Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.